Nota de Pesar: Carlos Fernando Mathias
É com profundo pesar que o Conselho Federal da OAB lamenta o falecimento do desembargador Carlos Fernando Mathias, aos 85 anos, na noite dessa quarta-feira (8/5).
Aposentado em 2009, Carlos Mathias integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) de 1962 a 1994. E, indicado pelo CFOAB, foi nomeado em 1995, pelo quinto constitucional, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), onde foi vice-presidente de 2002 a 2004.
No fim da carreira como magistrado, atuou como desembargador convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo o primeiro a desempenhar essa função na Corte. Trabalhou nos colegiados das três seções do Tribunal da Cidadania.
Carlos Mathias ainda foi procurador do Distrito Federal, subprocurador-geral e presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), além de ter se dedicado ao mundo acadêmico. Ainda fazem parte de seu currículo a carreira na advocacia do RJ, DF e BA, além de ter sido promotor público do Ministério Público baiano.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, lembra que, mesmo aposentado há mais de uma década, o ex-ministro continuou a enriquecer o cenário jurídico brasileiro. “É realmente uma perda significativa para a comunidade jurídica. Carlos Mathias contribuiu imensamente para o sistema judicial brasileiro, tanto por meio de sua atuação como magistrado, quanto por seu trabalho acadêmico”, destacou. “Que sua memória e seu legado perdurem como inspiração para as gerações futuras”, complementou.
Neste momento de tristeza, a Ordem presta condolências à família e aos amigos.
Source: New feed