OAB dá posse à Comissão Especial de Juristas Evangélicos e Cristãos
A OAB Nacional empossou, nesta quinta-feira (16), sua Comissão Especial de Juristas Evangélicos e Cristãos, que será presidida pelo bispo Abner Ferreira. A comissão foi criada no último dia 30 de novembro, o Dia do Evangélico. A solenidade de posse contou com as presenças, entre outras autoridades, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e do ministro de Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou que a entidade é a casa das liberdades e deve abranger todas as nuances da sociedade. “Aqui se luta contra toda e qualquer divisão que possa existir no povo brasileiro. Aqui é a casa da tolerância, do voluntariado e da amizade, mas não somente aos advogados. O artigo 44 de nosso estatuto fala exatamente em justiça social, e aqui estamos tendo a ousadia de marcar nosso tempo dizendo não ao preconceito, à intolerância, e dizendo sim ao abraço, ao respeito pelo que cada um carrega no coração”, disse Santa Cruz.
Para o bispo Abner, presidente da comissão, a posse do colegiado é um marco histórico. “Comprometimento, verdade e trabalho não faltarão. Representamos, agora, uma classe dentro de uma outra classe. A sensibilidade com a criação da Comissão Especial de Juristas Evangélicos e Cristãos renova de modo exemplar a vocação da diversidade e do viés democrático que permeiam a história da OAB”, afirmou.
O ministro André Mendonça também falou sobre a criação e posse da comissão. “Como operador do Direito e evangélico, sinto-me honrado e contemplado com a comissão e acredito num profícuo trabalho, que trará muitos benefícios ao pensamento jurídico do país. Antes de mais nada, aproveito para afirmar nesta casa que meu compromisso com a advocacia será de diálogo, aproximação e transparência. A advocacia, seja ela pública ou privada, é essencial à justiça e contribui com a sociedade”, apontou.
Além dos empossados e das autoridades citadas, também estiveram presentes à solenidade o secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti; a vice-presidente da comissão, Cristiana Damasceno; o secretário-geral, Sóstenes Marchezine; o conselheiro federal pelo Distrito Federal, Francisco Caputo; o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado federal Cezinha de Madureira; e o presidente executivo da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, bispo Samuel Ferreira.
Source: New feed