Nos 40 anos do CESA, OAB ressalta demanda de reforma tributária com justiça fiscal para advocacia
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, participou nesta segunda-feira (25/9) da mesa de abertura do 2º Congresso CESA das Sociedades de Advogados. O evento marca as comemorações de 40 anos de fundação do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e tem como tema “Advocacia, Poder Judiciário e Segurança Jurídica”.
Em seu discurso, representando o presidente Beto Simonetti, Horn afirmou que a advocacia não é uma profissão de certezas, mas de esperanças. “E a esperança em relação ao futuro de nossa profissão depende muito da união da advocacia, especialmente das entidades de classe que reúnem advogadas e advogados em defesa do pleno exercício profissional”, disse.
Segundo o vice-presidente da OAB, “não há como projetar o futuro da profissão sem uma reforma tributária que traga justiça fiscal à advocacia; não há futuro sem honorários de sucumbência dignos; não há futuro sem a obrigatória presença da advocacia na mediação”. Ele acrescentou que o futuro depende de um Poder Judiciário forte e presente em todas as comarcas do país, além de um efetivo Estado Democrático de Direito.
“Se somos essenciais ao Sistema de Justiça, indispensável se torna a união da advocacia para a efetividade desta conquista. União neste ato reforçado por meio de histórica parceria entre o CESA e a Ordem dos Advogados do Brasil, que se torna essencial para enfrentarmos, juntos, tão grandiosos desafios ao exercício da profissão”, complementou Rafael Horn.
O 2º Congresso CESA das Sociedades de Advogados acontece de 25 a 26 de setembro, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. O presidente da entidade, Gustavo Brigagão, exaltou a parceria entre o CESA e a OAB. “O CESA surgiu do sucesso do diálogo, da união, da dedicação e da determinação entre as instituições, concentra-se de maneira precisa em todas as questões cruciais que afetam a sociedade.”
O conselheiro federal por São Paulo Carlos José Santos da Silva, o Cajé, um dos fundadores do CESA, e a vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana, também estavam presentes no congresso.
Source: New feed