Conferência Nacional da OAB tratará da qualidade do Exame de Ordem e do ensino jurídico
Em constante atenção à qualidade do ensino jurídico e do Exame de Ordem, o Conselho Federal da OAB incluiu o debate sobre o tema na 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), entre 27 e 29 de novembro.
O painel “Exame de Ordem e Ensino Jurídico”, presidido pela conselheira federal pelo Amazonas e presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB, Gina Carla Sarkis Romeiro, será realizado no primeiro dia do evento, das 14h às 18h. A relatora será a conselheira federal por Santa Catarina e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB, Maria de Lourdes Zimath, e o secretário, o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul Ricardo Pereira.
Os especialistas participantes abordarão aspectos como a expansão dos cursos de Direito e o processo de regulação; os principais indicadores de qualidade da educação jurídica; a internacionalização dos currículos de graduação em Direito; o papel do estudante na sociedade brasileira; a visão do ensino superior a partir dos conselhos profissionais e da Constituição Brasileira; o Exame de Ordem e a avaliação do conhecimento prático para o exercício da advocacia; o Exame de Ordem como indutor de qualidade e proteção da sociedade brasileira; a realidade e os avanços do Exame de Ordem; e a relação entre o ensino jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito.
Entre os palestrantes estão a secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni; o presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy; o presidente da OAB-PI e coordenador Nacional do Exame de Ordem Unificado, Celso Coelho Neto; a conselheira federal pelo Ceará Ana Paula de Holanda; André Lemos Jorge (CNE/MEC); Suzana Funghetto (Educadora); Henrique Sartori de Almeida Prado (CNE/MEC); Alysson Mascaro (professor da USP); Cláudia Toledo (advogada, professora e ex-presidente da Capes).
Sobre o evento
Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, a Conferência contará com 50 painéis com temas variados do universo jurídico, em especial, questões atuais do país. Ela terá como patronos Alberto Simonetti Cabral Filho e Jair Leonardo Lopes.
O Conselho Federal da OAB estima receber cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais, formados por advogados, estudantes, estagiários, profissionais do direito e representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, que contarão com uma praça de alimentação e uma área de exposições.
Entre as questões que serão abordadas nos demais painéis, estão “Mídias Sociais e Liberdade de Expressão”, “Exame de Ordem e Ensino Jurídico”, “Honorários Advocatícios”, entre outros. Informações e inscrições pelo site https://conferencia.oab.org.br
Leia mais:
Conferência Nacional da Advocacia debaterá IA e tecnologia no Sistema de Justiça
Conferência Nacional da Advocacia abordará o protagonismo feminino nas carreiras jurídicas
Conferência Nacional da Advocacia tem programação divulgada
OAB e Bancorbrás Viagens firmam parceria para a 24ª Conferência Nacional da Advocacia
Conferências Nacionais da OAB reúnem a advocacia há 65 anos
Conferência Nacional da Advocacia repercute na imprensa
Advocacia do futuro e impactos da tecnologia serão temas da Conferência Nacional da Advocacia
Source: New feed