Obra que discute invisibilidade de idosos é lançada na 24ª CNAB

A secretária da Comissão Especial de Celeridade Processual do Conselho Federal da OAB, Nívea Corcino Locatelli Braga, lançou, nesta quarta-feira (29/11), o livro “Direitos das Pessoas Idosas: desenvolvimentos recentes no Brasil e no Sistema Interamericano”, no estande do Conselho Federal da OAB. A cerimônia ocorreu na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte (MG).

“Eu desenvolvi esse projeto no doutorado porque a sociedade atual dá muito valor ao que é novo, o que é inédito, à juventude e as pessoas idosas, que têm um saber consensualizado, elas acabam sendo esquecidas, elas acabam sendo invisibilizadas. Isso não pode continuar ocorrendo. Nós temos que dar voz às pessoas idosas, para que o direito dessas pessoas vá para além do que está escrito, para que ele reverbere na prática, no dia a dia, no cotidiano de cada pessoa”, destacou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, elogiou a obra. “Compreende uma pesquisa que traz a efetividade de políticas para tirar os idosos do Brasil, e, também como uma tendência global, da invisibilidade”, disse.

Na última segunda-feira (27/11), Nivea presidiu o debate sobre “A razoável duração do processo – desafios e perspectivas”. Durante o encontro, os juristas ressaltaram a gravidade da questão ao dizer que, segundo dados do CNJ, o Brasil contabiliza mais de 84 milhões de processos em tramitação.