Caravana em defesa das prerrogativas chega a Ponta Grossa, no Paraná
Em seu segundo dia de trabalho no Paraná, a caravana Mais Prerrogativas pelo Brasil chegou, nesta terça-feira (18/7), à cidade de Ponta Grossa. A iniciativa tem como meta levar a defesa intransigente das prerrogativas à advocacia no interior do país, bandeira relevante da atual gestão do Conselho Federal.
O dia começou com um encontro com advogados da região e representantes dos sistemas nacional e estadual de defesa das prerrogativas, realizado na sede da subseção da OAB. Participaram o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier; o procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis; o secretário da Comissão, André Stumpf; a presidente e o vice-presidente da OAB-PR, Marilena Winter e Fernando Deneka, respectivamente; o secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede; a diretora de Prerrogativas da seccional, Marion Bach; o presidente da OAB Ponta Grossa, Jorge Sebastião Filho; e o ex-presidente da OAB Nacional, Roberto Busato.
Diálogo
De acordo com Ricardo Breier, um dos motes do projeto está baseado no diálogo com as instituições. “Temos defendido a prerrogativa da Sala de Estado Maior. No Amapá, foi sancionada uma lei definindo Estado Maior. Estamos levando isso para outras regiões”, disse, esclarecendo que as caravanas visam aproximar o CFOAB das seccionais. “Faremos um inventário dessa atuação, a fim de propor melhorias”, afirmou.
Alex Sarkis falou do trabalho realizado pelo sistema de prerrogativas do Paraná. “O estado é um modelo. Muitas seccionais copiam a competência do estado do Paraná. Aquilo que é muito bom tem que ser copiado, e vocês têm inúmeras iniciativas exitosas. Temos a sorte de poder copiá-los”, disse.
Marilena Winter destacou que a OAB está organizada para a defesa das prerrogativas da advocacia. “Caminhamos no Paraná a passos largos, sempre alinhados ao CFOAB, e aqui registro o nosso agradecimento ao presidente Beto Simonetti por implementar e incentivar esse belíssimo projeto. Não estamos apenas a fazer discursos, a falar o óbvio, mas dando efetividade à construção de uma verdadeira cultura de prerrogativas”, disse.
O presidente da OAB Ponta Grossa relatou que a subseção criou um plantão de defesa das prerrogativas coordenado pelos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas da subseção e se soma ao trabalho da seccional. “As prerrogativas são fundamentais e nós nos comprometemos com toda a advocacia: sempre que sofrerem alguma violação de prerrogativas, estamos prontos para atendê-los”, frisou Jorge Sebastião Filho.
Após o encontro, a comitiva fez visitas institucionais à Justiça Estadual, à Justiça Federal e à Polícia Civil de Ponta Grossa.
Com informações da OAB-PR
Leia mais: OAB leva Caravana de Prerrogativas ao Paraná
Source: New feed