CFOAB promove 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos em Campinas
A cidade paulista de Campinas receberá, entre 23 e 24 de maio, a 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos. O encontro é realizado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, e reunirá importantes nomes da área para discutir estratégias concretas de promoção, manutenção e efetivação dos direitos humanos, bem como debater a criação de mecanismos que visem sensibilizar a sociedade sobre o respeito às diferenças e à tolerância como caminhos para garantir a paz.
Além disso, o evento pretende criar mecanismos para mitigar conflitos e eliminar a violência nas relações pessoais e sociais. Também tem como objetivo mobilizar advogados, juristas e legisladores para a promoção dos direitos humanos e debater formas de combate à exclusão social, discutindo suas consequências devastadoras e buscando soluções para superá-las.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, enfatiza a importância do encontro, destacando que a Conferência oferece uma oportunidade de encontrar novas soluções para conflitos relacionados ao tema. “A manutenção do Estado Democrático de Direito e a defesa dos direitos humanos são valores fundamentais para a OAB. A Conferência trará uma oportunidade para criar soluções, sensibilizar a população e estabelecer mecanismos para minimizar conflitos, como forma de garantir a paz.”
À frente da Conferência, Sílvia Souza, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, destaca que o evento tem como missão reafirmar nosso compromisso com a promoção da igualdade, dignidade e respeito. “Reunimos especialistas de diversas áreas para construir pontes que aproximem a sociedade de um futuro onde os direitos humanos sejam garantidos a todos, independentemente de suas diferenças. Nosso esforço conjunto é fundamental para fortalecer os mecanismos que podem eliminar a violência, promover a tolerância e criar um ambiente mais inclusivo e pacífico”, avalia.
Especialistas
Participarão do encontro especialistas da área, representantes de entidades governamentais, organizações não governamentais e outras instituições que atuam na defesa dos direitos humanos. As atividades incluem painéis e fóruns conduzidos por autoridades como Patrícia Vanzolini, presidente da OAB-SP; Leonardo Sica, vice-presidente da OAB-SP; Luciana Gonçalves de Freitas, presidente da subseção de Campinas (SP); Ricardo Breier, presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia; Karen Luise Vilanova Batista de Souza, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Marina Ramos Dermmam, presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos; e Ruth Venceremos, produtora cultural, educadora e ativista, entre outros.
“Esses debates e encontros visam promover a conscientização e desenvolver soluções que reforcem a importância dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e pacífica”, reforça Sílvia Souza.
Source: New feed