Circuito Nacional de Planejamento Patrimonial da OAB passa por Mato Grosso do Sul

A seccional da OAB em Mato Grosso do Sul, em Cuiabá, sediou a etapa Centro-Oeste do Circuito Nacional de Planejamento Patrimonial e Sucessório. O evento, promovido em maio pela Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal da OAB, proporcionou exposições e debates sobre os temas mais atuais do Direito Sucessório.

A conselheira federal pela OAB-PI e presidente da Comissão Especial de Direito das Sucessões do CFOAB, Isabella Paranaguá, coordenou o projeto e enfatizou a qualidade das informações compartilhadas. “Os painéis abordaram o Direito das Sucessões com todas as atualizações relacionadas à reforma do Código Civil em sucessões.” O presidente da Comissão de Direito das Sucessões local, Túlio Santana Ribeiro, e a diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Líbera Copetti, organizaram o encontro, que recebeu mais de 200 espectadores.

As palestras abordaram assuntos como “Aspectos da doação de bens na prática”, por Ana Carolina Tedoldi; “O testamento como instrumento do planejamento sucessório”, por Elder Dutra; “Cláusulas imprescindíveis para Holdings”, por Mariana Arteiro; “Holdings e seus desafios práticos”, por Pablo Arruda; e “O futuro do Direito de Sucessões”, por Isabella Paranaguá.

Participaram do Circuito representantes da OAB-MS Bitto Pereira (presidente), Camila Bastos (vice-presidente) e Luiz Renê Gonçalves do Amaral (secretário-geral). Também estavam presentes Mansour Elias Karmouche, conselheiro federal e membro honorário vitalício; Marta do Carmo Taques, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS); Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, diretora-geral da

Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA-MS); e Ary Raghiant, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), entre outras autoridades.