Em artigo na Justiça e Cidadania, Simonetti reflete sobre a união da advocacia após incêndio na OAB
A edição deste mês da Revista Justiça e Cidadania traz uma reflexão do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, sobre a união e a solidariedade da advocacia evidenciadas após o incêndio ocorrido no edifício-sede da Ordem em 27 de julho deste ano. No artigo, ele destaca como essas características, que permeiam a atuação da Ordem, “são os motores das conquistas e das vitórias em favor da Justiça, direitos, garantias e prerrogativas de advogados e advogadas do Brasil”.
Além de expressar gratidão a todos os envolvidos no combate ao incêndio, Simonetti enaltece a coragem das pessoas que trabalham no Conselho Federal, que foram essenciais na contenção dos danos. “Não podemos deixar de reconhecer também a bravura e o comprometimento dos nossos próprios colaboradores. Desde os primeiros instantes da emergência, demonstraram coragem e abnegação, atuando para garantir a integridade do prédio e, principalmente, do que ele representa para a advocacia e para a sociedade”, diz.
De acordo com o presidente da Ordem, o episódio reforçou o valor do trabalho coletivo na defesa da advocacia e da Justiça. “Se há uma lição a ser tirada desse episódio, é que nossa força reside na união. Assim como combatemos o fogo que ameaçava a nossa sede, seguiremos firmes na luta contra qualquer tentativa de enfraquecer ou desvalorizar a nossa profissão”, afirma. Ele também destacou que a advocacia tem o hábito de lidar com “incêndios” simbólicos que ameaçam os direitos e as liberdades no Brasil.
Ao final, Simonetti reafirma o papel da OAB e da advocacia na defesa da democracia. “Hoje, com o perigo controlado e os danos materiais sendo reparados, fica a mensagem de esperança: a advocacia seguirá sendo uma força inabalável na defesa da democracia e das garantias fundamentais. Unidos, somos invencíveis, e é essa solidariedade que mantém acesa a chama da Justiça.”
Source: New feed