Evolução e protagonismo pautam a 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada
“Esta conferência é sua, e nós precisamos de todas vocês”. Com esta frase, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno, se dirigiu, nesta quinta-feira (14/3), a todas as participantes do maior evento da advocacia feminina do Brasil. Suas palavras, durante a abertura da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Curitiba (PR), reforçaram a luta institucional do Conselho Federal em prol da equidade e da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no campo jurídico.
Ela lembrou a todos que o encontro foi organizado com o objetivo de incluir. “Nosso lugar é onde nós quisermos, é onde nós decidirmos. Nós prestigiamos, nesta Conferência, mulheres negras em todos os painéis. Temos mulheres trans, temos colegas com deficiência que nunca tiveram a oportunidade de falar em público em uma Conferência, mulheres do interior e presidentes de subseções, que estão nos painéis. Eu não quero falar, eu quero ouvir vocês, porque esta Conferência é sua, e nós precisamos de todas vocês”, exaltou Cristiane.
Presidência feminina
Durante a solenidade, o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, transmitiu a presidência da entidade, durante os próximos dois dias, para a secretária-geral adjunta, Milena Gama.
Ele reiterou, em seu discurso, que é o primeiro presidente da Ordem a implementar uma dinâmica de paridade absoluta de gênero. “Tenho a clareza de que participo de um marco histórico e que, para corrigir os erros do passado, devemos estar atentos o tempo todo para não permitir retrocessos e erros”, disse.
“A vocês, que reconhecem sua força e, assim se descobrindo, transformam espaços, superam desafios e, sobretudo, unem-se na luta pela igualdade, trago uma mensagem clara e poderosa: a OAB são vocês”, complementou.
Segundo a secretária-geral adjunta e presidente interina do CFOAB, Milena Gama, “este é um espaço singular de união, troca de experiências e de fortalecimento da nossa voz no cenário jurídico e social que estamos vivenciando. Esta Conferência, mais uma vez, será um marco da nossa contínua luta por igualdade, justiça e reconhecimento. As lideranças femininas da advocacia são um testemunho vivo de que somos capazes de enfrentar obstáculos e alcançar espaços que nos foram historicamente negados”.
Para todos
Para a presidente da OAB-PR, Marilena Winter, esta não é uma Conferência exclusivamente para mulheres. “A causa é de todos e nós precisamos de todos para o que ela nos apresenta. Nesse contexto, a OAB caminha unida, como deve ser, para eliminar todas as formas de discriminação de gênero, para superar iniquidades, trabalhar pela justiça e combater o preconceito contra as mulheres nos espaços profissionais privados e públicos, especialmente no Sistema de Justiça e nos ambientes bastante propensos a dar vazão a essas discriminações”, afirmou.
A cerimônia contou com a participação do vice-presidente da OAB, Rafael Horn; e do diretor-tesoureiro, Leonardo Campos. Também estava presente a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira, além de presidentes de seccionais, das comissões estaduais da mulher advogada e outras autoridades.
O encontro, que tem como tema central “Evolução e Protagonismo”, acontece na capital paranaense, nos dias 14 e 15 de março. As últimas edições da Conferência foram realizadas no Ceará (2020), em Minas Gerais (2016) e em Alagoas (2015).
Assista aqui na íntegra a solenidade de abertura da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada.
Source: New feed