INSS atende CFOAB e implementa melhorias no 0800 da advocacia

Como resultado das tratativas que a Comissão Especial de Direito Previdenciário (CEDP) da OAB Nacional tem tido com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), advogados e advogadas passam a ter garantia de mais serviços no atendimento por meio do telefone 0800, da Central de Atendimento aos Advogados.

O INSS se comprometeu a disponibilizar no telefone da advocacia todos os atendimentos que são feitos no 135, a Central de Atendimento do INSS que dá acesso à população aos serviços do órgão. 

Também haverá permissão para a advocacia de um serviço para cada ligação durante o período de 30 minutos de atendimento. Pelo 135, há uma limitação, mas advogados e advogadas vão poder fazer mais de uma solicitação, para mais de um segurado, pelo tempo previsto. 

Ainda em resposta aos pedidos da OAB, o INSS encaminhou melhores orientações para o atendimento especializado. 

“Seguimos diligentes na busca de melhorias para o atendimento da advocacia. A CEDP comemora esse avanço conquistado, decorrente do intenso diálogo institucional entre CFOAB e INSS”, ressalta Gisele Kravchychyn, vice-presidente da CEDP.

O coordenador de Relacionamento com o cidadão da Diretoria de Benefício do INSS, Pedro Henrique Andrekowisk, elencou, internamente, os alinhamentos dos seguintes pontos quanto à Central de atendimento aos advogados 0800: 

1) Que todos os serviços, sem exceção, prestados na Central 135 sejam realizados pelos operadores que atendem os advogados na Central 0800 após o procedimento de identificação na ligação; 

2) Reforçar, pois já é orientado, que durante o tempo de 30 minutos de atendimento durante a ligação realizada pelo advogado na Central 0800 possa ser realizado quantos serviços forem solicitados, dentro do limite de tempo; 

3) Revisar o roteiro de atendimento relacionado ao serviço “atendimento específico”, explicando mais detalhadamente os motivos para sua utilização ao requerente. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. 

A medida é um retorno positivo obtido em resposta aos pleitos apresentados pela CEDP na reunião ocorrida em 4 de maio, ocasião em que a OAB tratou do atendimento prioritário à advocacia. 

Na data, integrantes do grupo de trabalho que acompanha os serviços disponibilizados pelo INSS requereu melhorias nos canais de atendimento da advocacia por meio do 0800, guichê virtual e atendimento presencial nas OABs. 

O grupo foi instituído para monitorar o acordo de atendimento prioritário à advocacia no INSS.

Saiba mais sobre a reunião aqui

Para utilizar os serviços mencionados nesta reportagem, ligue de um telefone fixo para 0800-1350135.


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