Interiorização: OAB Nacional e OAB-SC são transferidas de forma simbólica para Criciúma

Pela primeira vez, as sedes do Conselho Federal da OAB e da seccional de Santa Catarina foram transferidas simbolicamente para a subseção de Criciúma (SC), nesta terça-feira (16/7). O ato, que reuniu advogados e advogadas de todo o estado, integra a pauta de interiorização do Sistema OAB, liderada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Na ocasião, o presidente da Ordem em exercício, Rafael Horn, junto ao presidente interino da OAB-SC, Rafael Búrigo, e ao presidente da subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos, descerrou a placa alusiva à transferência de sedes por este dia.

“Esta é uma gestão focada na interiorização e prova disso é que, pela primeira vez, o Conselho Federal da OAB transfere sua sede para uma cidade no interior do país, a pujante Criciúma”, declarou Rafael Horn, explicando que o objetivo do projeto de interiorização é levar a advocacia e a Ordem onde os advogados e advogadas estiverem.

De acordo com ele, a proximidade com os colegas em suas bases impulsiona o trabalho do CFOAB por mais avanços e por um futuro ainda melhor para a advocacia.

“Em Santa Catarina, 62% dos profissionais da área atuam no interior do estado. E essa iniciativa demonstra o contínuo compromisso da OAB Nacional para além das capitais, para que advogados e advogadas se sintam pertencentes, representados e ouvidos onde quer que estejam, reafirmando a importância da interiorização do Sistema OAB”, complementou o presidente interino do CFOAB.

Diálogo permanente

Logo após a cerimônia de descerramento da placa que marcou a transferência das sedes, Horn conversou com os inscritos locais sobre o papel crucial da advocacia na sociedade e enalteceu a importância de mais uma ação de interiorização.

“Agradeço às lideranças e à advocacia pela oportunidade de dialogar, ouvir a base e compartilhar um pouco do nosso trabalho junto ao Conselho Federal e das expectativas em relação ao futuro da classe. Nestes dias em que estou à frente da Ordem, pude colocar o pé na estrada para estar com meus colegas da OAB e dar sequência ao projeto de interiorização liderado pelo presidente Beto Simonetti, falando das conquistas e, principalmente, ouvindo e debatendo os desafios da OAB para os próximos anos”, finalizou Horn.

Conquista

Rafael Búrigo assumiu interinamente a presidência da Ordem catarinense no início desta semana, sendo, também, a primeira vez que um representante do Sul de Santa Catarina assume a presidência interina da seccional.

“Simbolicamente, transferir a sede da advocacia nacional e estadual para Criciúma, pela primeira vez, é um marco histórico e representa o compromisso da OAB-SC em descentralizar e aproximar nossas ações a todas as regiões do estado,” ressaltou.

Presente no evento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Juliano Mandelli, falou aos presentes sobre a admiração ao presidente interino do CFOAB. “Rafael Horn muito nos orgulha com a sua trajetória, sua lealdade, sempre elevando o nome da advocacia catarinense por todos os rincões do Brasil”, reconheceu.

Homenagem

Ao final da solenidade, Rafael Horn e Juliano Mandelli receberam uma placa em homenagem e agradecimento da subseção de Criciúma.

Novos profissionais

O evento também deu lugar à entrega de cinco carteirinhas da OAB a profissionais do município aprovados no Exame de Ordem Unificado (EOU).

“Desejo que vocês tenham uma carreira de sucesso e que essa credencial seja um instrumento de realização profissional e pessoal. Venham fazer parte da nossa OAB e compor as comissões. Nesta instituição, vocês terão acesso ao conhecimento jurídico, à defesa de suas prerrogativas e, principalmente, à valorização da profissão”, disse o presidente da subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos.