OAB Nacional prestigia posse da nova diretoria da OAB Tocantins
O secretário-geral da OAB Nacional, Felipe Sarmento, participou nesta quarta-feira (23) da posse da nova diretoria da Seccional do Tocantins, representando o presidente nacional, Claudio Lamachia. Na cerimônia, o advogado Gedeon Pitaluga foi diplomado como o novo presidente da OAB-TO, para o triênio 2019-2021. Também tomaram posse a vice-presidente, Janay Garcia, a secretária-geral, Ana Laura Pinto Cordeiro, o secretário-geral adjunto, Fernando Palma, e o tesoureiro, Adwardys de Barros.
Em seu discurso, Felipe Sarmento ressaltou o pioneirismo dos ex-presidentes que passaram pela OAB-TO ao longo dos 30 anos de fundação da entidade e destacou ainda a expectativa positiva pelo trabalho do novo presidente, Gedeon Pitaluga. “Aguardo o futuro com grande expectativa. Uma OAB corajosa e independente. A Ordem é capaz de resistir e lutar pela cidadania no país. Todas essas potencialidades o doutor Gedeon Pitaluga possui”, disse em discurso.
Gedeon Pitaluga destacou em seu pronunciamento de posse que estará sempre pronto ao diálogo institucional, mas os interesses da advocacia serão valores intransigíveis na sua gestão. “A OAB voltará a ser forte no Tocantins e para esquadrinhar essa força é preciso que os advogados e advogadas retomem a condição de atuar dignamente, de forma valorizada e essa é a principal tarefa dessa Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil nesse triênio”, reforçou Gedeon Pitaluga.
O novo presidente da OAB-TO falou ainda de outro ponto que será atacado pela OAB Tocantins nesta gestão que é o aviltamento dos honorários advocatícios. “Pelos próximos 3 anos, a OAB Tocantins agirá para a aplicação de honorários e remuneração justos para a categoria, sejam contratuais ou sucumbenciais, de advogados públicos ou privados, procuradores ou assessores. Essa também é nossa responsabilidade. É nosso compromisso”, afirmou.
Gedeon Pitaluga anunciou a implantação já no próximo mês de um programa que é revolucionário para a categoria, que é o Anuidade Zero, uma promessa de campanha. “Com esse aplicativo, nós, advogados e advogadas, poderemos ter nossas anuidades reduzidas em até 100% por uma iniciativa que já funciona em algumas outras Seccionais. É outro compromisso de campanha que se tornará realidade ainda nesse primeiro trimestre, mostrando que nossos compromissos são factíveis e que elevam a condição e a qualidade de vida da advocacia tocantinense e seus familiares”, pontuou.
O discurso do novo presidente foi feito para uma plateia que lotou o auditório da sede da OAB em Palmas e foi um dos mais prestigiados da história da entidade, com a participação do Governador, Mauro Carlesse, o presidente do Tribunal de Justiça, Eurípedes Lamounier, o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado, José Omar de Almeida Júnior, o presidente da Escola Nacional da Advocacia, Alberto Simonetti, o Conselheiro Nacional de Justiça, André Luís Godinho e demais autoridades federais, estaduais e municipais.
Um fato que merece destaque foi a presença de todos os ex-presidentes da OAB Seccional Tocantins em atividade, Coriolano Marinho, Luciano Ayres, Ercílio Bezerra, Epitácio Brandão e Walter Ohofugi, o último presidente da entidade.
A vice-presidente da OAB Tocantins, Janay Garcia, destacou a importância das mulheres na gestão e conclamou a todas as advogadas para participar. “A OAB está de portas abertas para vocês mulheres advogadas”, disse.
Source: New feed