OAB nomeia novos presidente da comissão e coordenador nacional do Exame de Ordem
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, nomeou nesta quarta-feira (16) o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem e o coordenador nacional do Exame. Os cargos serão ocupados, respectivamente, pelo ex-presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, e pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto.
Simonetti destacou a necessidade de um exame que efetivamente meça o preparo dos bacharéis para a defesa dos interesses do cidadão em um mercado cada vez mais competitivo. “Tenho convicção de que são dois nomes com bagagem e credibilidade, dois dirigentes de Ordem com experiência à frente de importantes seccionais e vivência da realidade do próprio Exame. São advogados absolutamente cientes do papel e do peso que o Exame de Ordem tem para a advocacia e para a sociedade”, apontou.
O novo presidente da comissão reiterou a importância da prova que inicia a carreira dos advogados. “Trata-se do maior concurso jurídico do mundo. O desafio é manter a confiabilidade do exame e o seu grau de organização, fazendo com que profissionais cada vez melhores ingressem nos quadros da advocacia”, avaliou.
Para Celso Barros Neto, a estabilidade do exame é a principal marca de sua segurança. “O Exame de Ordem é a porta de entrada do advogado na OAB, algo institucional, permanente e que seguirá como uma garantia à advocacia e à sociedade, que vê no advogado um vetor de acesso à Justiça”, disse.
Quem são
Marco Aurélio Lima Choy é advogado, conselheiro federal pela OAB-AM e ex-presidente da seccional. É procurador do Município de Manaus, além de doutor em Direito Constitucional e professor da Universidade do Estado do Amazonas.
Celso Barros Coelho Neto é advogado e procurador do Estado do Piauí. Foi conselheiro seccional, secretário-geral da OAB-PI e conselheiro federal, estando no segundo mandato de presidente da OAB piauiense. Presidiu a Comissão de Exame de Ordem da seccional.
Source: New feed