Santa Cruz anuncia que será instituída na OAB a coordenação Brasil-China
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, recebeu uma comitiva de lideranças atuantes na relação entre Brasil e China. No encontro, que ocorreu na tarde desta terça-feira (4), Santa Cruz manifestou solidariedade à população do país asiático, que enfrenta uma das maiores crises de saúde de sua história com a proliferação do coronavírus. Ele anunciou que será criada na OAB a Coordenação Nacional das Relações Brasil-China.
“Externamos total solidariedade da Ordem e da advocacia brasileira ao povo chinês diante do episódio do coronavírus. A China, além de ser a melhor parceira comercial do Brasil, é também local de um povo muito trabalhador, que busca o constante desenvolvimento. Nos colocamos à disposição para auxílios e esclarecimentos”, disse Santa Cruz.
Ele informou que a coordenação buscará reforçar ações de combate ao coronavírus e atuará para convergir apoio no combate às fake news que permeiam o tema. Algumas instituições já têm iniciativas semelhantes, como o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), que mantém o Observatório do Coronavírus. A coordenação também servirá para aperfeiçoar a cooperação entre os dois países e promover mais segurança jurídica nas relações bilaterais.
O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Exterior e Investimento, liderou a comitiva na visita à OAB. “O Brasil tem uma forte vocação exportadora e dialoga com o mundo todo, em diversas ações comerciais. Junto com a Ordem, faremos em um primeiro momento um acompanhamento de solidariedade ao povo chinês, para adiante criarmos um ambiente de segurança, através da coordenação, para contribuir à volta da paz sanitária”, apontou o parlamentar.
Além de Santa Cruz e Melo, também participaram da reunião o secretário jurídico e de Desenvolvimento Estratégico da Frente Parlamentar Brasil-China e representante institucional do Ibrachina, Sóstenes Marchezine; o secretário-geral da Frente Parlamentar Brasil-China e presidente do Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP), comendador Regino Barros; e o assessor especial do Congresso Nacional, Deyvid Pereira da Silva.
Source: New feed