Seccional catarinense comemora 90 anos com sessão especial na Assembleia Legislativa de SC
A OAB Nacional participou da sessão especial em comemoração aos 90 anos da seccional catarinense, na noite desta segunda-feira (7/8), no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O vice-presidente nacional da Ordem, Rafael Horn, representou na ocasião o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
Horn enalteceu os trabalhos dos advogados e ressaltou que esta é uma forma de reconhecer os serviços prestados pela entidade à sociedade. “Aqui se valoriza aqueles que construíram a história de glórias e de conquistas, que certamente inspirarão as novas gerações, responsáveis por cuidar de nossas 54 subseções, das nossas 200 salas nos fóruns, nas delegacias de polícia. Isso nos permitirá dar continuidade a esse protagonismo da OAB de Santa Catarina, reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil”, afirmou o vice-presidente nacional.
Após saudar os presentes, a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, mencionou a satisfação de a OAB sempre prestar um “trabalho voluntário, de muito amor, carinho e responsabilidade”. “A nossa fala de 90 anos é de agradecimento a todos que nos antecederam e que fizeram a nossa seccional de Santa Catarina ser referência nacional. Se hoje podemos gritar a quatro cantos que nós somos exemplo para todo estado é porque todos é aqueles que nos antecederam fizeram por todos nós”.
A cerimônia foi uma iniciativa do, para destacar a atuação dos advogados e advogadas no estado.
O evento que contou com a participação de diversas autoridades, como o governador do Esado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), e o deputado Ivan Naitz (PL-SC), de quem partiu a iniciativa de celebrar os 90 anos na Assembleia. Houve diversas homenagens àqueles que fizeram parte da entidade.
OAB-SC
A OAB-SC foi criada em 1º de novembro de 1932 por meio do Decreto nº 22.039. Já a instalação da seccional catarinense ocorreu no dia 1º de janeiro de 1933 e de lá para cá diversos episódios fazem parte das histórias da instituição. Como as participações na campanha “Diretas Já”, na Novembrada em Florianópolis e na aprovação do Estatuto da Advocacia e da OAB no Congresso Nacional.
Nesses 90 anos a OAB-SC segue criando novos capítulos como a eleição em 1 de janeiro do ano passado da primeira mulher a presidir a instituição do Estado de Santa Catarina e em março do mesmo ano, quando o catarinense Rafael Horn foi empossado como vice-presidente do Conselho Federal, quebrando um jejum de quase 30 anos sem representantes do estado na diretoria do CFOAB.
Source: New feed