Advogados divulgam carta de apoio ao presidente da OAB

Mais de 700 advogados e juristas se manifestaram, na tarde desta sexta-feira (2), apoio ao presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e repudiaram as recentes declarações do presidente da República. Em carta aberta, os advogados Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Fábio Mariz de Oliveira, Marco Aurélio de Carvalho, Bruno Salles Pereira Ribeiro, Fabiano Silva dos Santos e Cesar Caputo Guimarães declararam que o “o ataque a sua família se misturou ao ataque a sua pessoa pública e ao ofício sagrado que hoje com distinção você representa. Por isso, foi sentido por todos nós que decidimos nos manifestar contra a barbárie (…) Pois nenhum advogado ferido em suas prerrogativas jamais estará só”.

A nota classifica a fala de Bolsonaro como manifestação “agressiva” e que “gratuitamente ironizou o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB, vítima da ditadura militar que governou o país de 1964 a 1985”. “A terrível afronta do mandatário da Presidência da República suplanta a família que teve um rapaz de 26 anos suprimida de seu seio e alcança a dor dos milhares de cidadãos vítimas do regime autoritário do passado e que hoje se procura, em tons de farsa, rememoras. Alcança cada uma das pessoas que lutaram pela redemocratização do país, que lutaram pelo direito à voz, à expressão e ao voto e que pagaram com seus corpos, seu sangue e suas próprias vidas”, diz o documento.

Segundo a manifestação dos advogados, “para além da pessoa de Felipe Santa Cruz, em sua fala, o presidente da República renova suas infundadas críticas à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade quase centenária, que sempre teve entre seus objetivos a salvaguarda das instituições democráticas do país”.

“Independentemente de posicionamentos ideológicos, não se pode admitir que um representante democraticamente eleito vilipendie a memória daquele que sofreram pelo desprestígio aos valores fundamentais que, como presidente da República, perante o Congresso Nacional, jurou defender”, afirma trecho da carta.


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X