CFOAB congratula Gilmar Mendes pelos 20 anos no STF

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, parabenizaram em ofício o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, pelo aniversário de 20 anos de atuação na Corte. No texto, os dois enaltecem o trabalho do magistrado pela ampliação do debate na Corte e pelo fortalecimento da jurisdição constitucional brasileira.

“Ao longo dessas duas décadas, (Gilmar Mendes) prestou enorme contribuição à cidadania, à democracia e ao Estado de Direito, ao se colocar como defensor da Constituição Federal, dos direitos humanos e da boa aplicação das leis.  Merece destaque, ainda, o compromisso com a proteção das garantias constitucionais dos cidadãos e com as prerrogativas da advocacia”, escreveram Simonetti e Coêlho.

Natural de Diamantino (MT), Mendes foi nomeado para o STF em junho de 2002 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Mestre e doutor em direito pela Universidade de Münster, na Alemanha, é docente da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Antes do Supremo, integrou o Ministério Público Federal (MPF) e foi advogado-geral da União, entre outros cargos de destaque no Poder Executivo Federal. Atual decano do STF, ele presidiu o tribunal entre 2008 e 2010.