CFOAB participa de Fórum sobre Governança da Internet realizado na Etiópia

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) participou da 17ª edição do Fórum sobre Governança da Internet (IGF), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Addis Ababa (Etiópia), entre 28 de novembro e 2 de dezembro. O encontro teve como tema a internet resiliente para um futuro comum e sustentável compartilhado.

O CFOAB foi representado, durante o painel “Fórum Aberto sobre Estabelecimento de Normas Técnicas e Direitos Humanos”, na terça (29/11), pelo integrante da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Joelson Dias. O advogado falou da importância do IGF e do impacto das novas tecnologias sobre os direitos humanos. “O IGF tem se constituído em um importante fórum multissetorial para avaliação do impacto das novas tecnologias sobre os direitos humanos, como liberdade de expressão e privacidade, e segmentos sociais historicamente vulnerabilizados em seus direitos como as mulheres, pessoas negras, população LGBTQIA+ e as pessoas com deficiência.”

Dias também ressaltou o risco que novas ferramentas podem significar no contexto dos direitos humanos, como reconhecimento facial, algoritmos e inteligência artificial. “Não obstante as oportunidades que as novas tecnologias oferecem, é preciso redobrar o cuidado para que não se reproduzam os mesmos preconceitos raciais, de gênero, homofóbicos ou capacitistas existentes em nossa sociedade e que levam à exclusão e marginalização desses grupos, agora, na era digital, também na Internet e redes sociais”, alertou.

Por fim, o representante do Conselho Federal ressaltou que o principal desafio nos dias atuais é incluir a conectividade e o acesso à Internet no rol de ferramentas necessárias para garantia da subsistência, segurança e educação de pessoas em todo o mundo.