CFOAB prestigia encontro de lideranças femininas da OAB-PA

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, e a vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CNDPVA), Cristina Lourenço, representaram o Conselho Federal da OAB na abertura do 1º Encontro de Lideranças Femininas da OAB-PA. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/10) em Parauapebas (PA). Ana Lalis e Suênia Mourão, conselheiras federais pelo Pará, também estiveram na abertura.

Para Damasceno, a iniciativa é brilhante não somente para a pauta feminina, mas também no tocante à interiorização das ações da OAB. “Inauguramos um momento de capacitação às mulheres na OAB-PA, para que estejam na Ordem com qualidade, autoconfiança, para que ocupemos nossos lugares de direito. Meus parabéns à seccional paraense nas pessoas do presidente Eduardo Imbiriba e da vice Luciana Gluck Paul, pelo brilhantismo na ideia e na execução”, afirmou.

A conselheira Ana Lalis entende que, mesmo que já se tenha avançado muito na pauta da igualdade de oportunidades, ainda recaem sobre as mulheres as maiores cobranças, os preconceitos, a violência e a sobrecarga de trabalhos domésticos. “Eventos dessa natureza exaltam a liderança feminina na sociedade e na advocacia, abrem caminho e reforçam a ressignificação do papel da mulher como um todo. Fortalecemos nossa luta e a busca de igualdade de acesso a todos os espaços da sociedade e postos de trabalho, inclusive de liderança”, disse Lalis.

Fortalecimento da mulher advogada e interiorização

O encontro em Parauapebas integra o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, instituído pelo Conselho Federal da OAB com vistas ao fortalecimento da mulher advogada, por meio da sensibilização e implementação de estratégias para a ampliar a participação do universo feminino da advocacia nas decisões da seccionais e subseções da Ordem.

De igual modo, a ação também faz parte do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, que tem o objetivo de levar a presença e os serviços do Sistema OAB também para municípios, subseções e outras localidades distantes dos grandes centros.