Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate implementação de plano nacional

A Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com a Deficiência da OAB Nacional se reuniu, nesta segunda-feira (9), para debater a implementação do Plano Nacional de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência e para discutir temas para palestras e seminários para serem apresentados em conferências da advocacia. O encontro do grupo ocorreu em Brasília, na sede da OAB Nacional, mas com a participação virtual de outros membros do colegiado.

O grupo pretende traçar estratégias para o acompanhamento do Plano Nacional de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência. A medida foi aprovada no Conselho Pleno da OAB, em 2017, e o colegiado pretende acompanhar com as seccionais os resultados práticos da medida, que promove medidas de isonomia para os advogados com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, o colegiado discutiu temas para serem apresentados em conferências da advocacia, como explicou a vice-presidente da comissão, Gisele de Souza Cruz da Costa. “Foram debatidos de temas para serem apresentados na Conferência Nacional da Mulher Advogada, em março do ano que vem, e na Conferência Nacional da Advocacia, em novembro de 2020. A ideia é solicitar a nossa participação nos eventos e levar as discussões sobre os direitos da mulher advogada com deficiência e os direitos da pessoa com deficiência em geral”, disse.