Conselho Federal da OAB se reúne com IASP para afinar relações

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu, nesta quinta-feira (8/9), o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato Silveira, para dar continuidade a um diálogo entre as duas entidades e estreitarem laços e unirem forças em torno de pautas comuns.

“Estamos alinhando a parceria com o IASP. O presidente Renato também preside a Federação dos Institutos de Advogados do Brasil e hoje já tem assento e voz nas reuniões do conselho na OAB, tendo em vista o advento da Lei 14.365 deste ano”, disse Simonetti, se referindo ao novo Estatuto da Advocacia. A Federação tem o objetivo de unir esforços por uma maior integração das entidades ligadas ao ambiente jurídico no país.

São vários os temas que as entidades podem empreender energia de forma conjunta. “Hoje nós estamos numa reunião de alinhamento de pautas comuns à advocacia, como avanço de defesa de prerrogativas, honorários, eleições, defesa do sistema eleitoral, democracia”, enumerou o presidente do CFOAB.

De acordo com Renato Silveira, a visita institucional também se faz importante para que o IASP, agora com assento no Conselho Federal, se coloque à disposição da Ordem. “São institutos que na verdade são as entidades mais antigas da advocacia do Brasil, que deram origem à própria Ordem e hoje se reúnem em torno da Ordem e no Conselho Federal.”

Os temas que envolvem o Estado Democrático de Direito também merecem os olhares cuidados de ambas as entidades. “Fundamentalmente, me parece que o papel da advocacia nesse fim de governo e o que espera-se da advocacia no próximo governo, as limitações e exigências da advocacia nesse sentido. As eleições exigem atenção. E O IASP e a Federação têm se dedicado muito, inclusive como entidades de observatório da própria democracia ao que vai acontecer nos próximos meses”, reforçou Silveira.