Conselho Federal e OAB-BA manifestam pesar pelo assassinato de Maria Bernadete Pacífico

O Conselho Federal da OAB, por meio das Comissões Nacionais de Promoção da Igualdade, de Direitos Humanos e da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, e da Comissão Especial de Liberdade Religiosa, e a Seccional da Bahia manifestam profundo pesar e consternação pela morte da yalorixá e líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, cruelmente assassinada na madrugada desta sexta-feira (18), na Bahia.

Ex-secretária de Igualdade Racial do Município de Simões Filho (BA) e dirigente da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), mãe Bernadete, como era conhecida, teve uma atuação incansável direcionada para a defesa  dos direitos humanos e do combate ao racismo.

Tragicamente, como seu filho, mãe Bernadete foi morta a tiros dentro do quilombo. É urgente, portanto, que as autoridades empenhem esforços para identificar os responsáveis por tamanha barbárie e implementem políticas públicas eficazes em prol dos direitos das comunidades quilombolas. O Conselho Federal e a Seccional da Bahia acompanharão as investigações.

Neste momento triste e de consternação, o CFOAB, as Comissões Nacionais de Promoção da Igualdade, de Direitos Humanos e da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, a Comissão Especial de Liberdade Religiosa e a OAB-BA se solidarizam com a família e amigos de mãe Bernadete

Conselho Federal da OAB
OAB Bahia