Conselho Federal promove 3º Colégio de Ouvidores da OAB

A OAB Nacional promoveu na tarde desta quarta-feira (28/9) o 3º Colégio de Ouvidores da OAB. O encontro, realizado por meio de videoconferência, teve a participação de ouvidores das seccionais e foi conduzido e mediado pelo ouvidor-geral do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha. Ele destacou como o Colégio de Ouvidores tem sido uma ferramenta importante de parametrização de procedimentos e melhoria das condições de trabalho dos ouvidores por todo o país.

“Nossos encontros têm sido também uma forma de dar homogeneidade ao sistema para que todos os ouvidores possam prestar suas funções da melhor forma possível e contribuam para melhorar a qualidade do serviço prestado pela OAB. Isso ajuda a aperfeiçoar o trabalho de interlocução com a advocacia e até contribui para um Poder Judiciário mais eficiente, mais célere e que atenda aos anseios da sociedade. A cada Colégio de Ouvidores vemos a evolução e o grande trabalho que esse grupo de ouvidores têm feito. O compromisso em fazer uma ouvidoria cada vez mais inclusiva e, principalmente, ampliando as áreas de atuação e número de atendimentos”, afirmou Noronha.

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, participou da abertura do colégio e saudou a possibilidade de debate que o encontro proporciona. “Quero, em nome do presidente Beto Simonetti, dar as boas-vindas a todos os colegas que compõem este Colégio de Ouvidores, que cumprem essa missão institucional, este trabalho voluntário imprescindível para o sistema OAB. A ouvidoria exerce um trabalho importantíssimo e o Noronha tem reformulado a Ouvidoria Nacional, buscando também essa conexão com todas as ouvidorias seccionais, aprimorando o funcionamento de todas as ouvidorias locais. Tenho a convicção de que sairemos desse encontro com mais avanços e inovações para todas as ouvidorias”, disse Horn.

Pauta

Ao longo da reunião desta quarta-feira, Noronha compartilhou com os ouvidores seccionais sobre o andamento das deliberações das reuniões passadas. Também foi feita a apresentação da campanha de valorização da ouvidoria, que incluirá abordagem nas redes sociais. Foi definido ainda o prazo de entrega em 28 de outubro, dos artigos para a primeira edição da revista eletrônica da Ouvidoria do Conselho Federal. A criação da revista foi aprovada em junho com o objetivo de ser um espaço para publicação de artigos dos ouvidores do sistema. “Hoje, o balanço é muito positivo com relação a todo esse trabalho que começou no dia em que fomos nomeados ouvidores”, resumiu Noronha.