Coordenação de Interiorização seleciona propostas para realização

A Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia realizou na tarde desta segunda-feira (19/9) reunião para definir a implantação dos projetos que estão sob gestão do grupo. Foi um encontro preparatório para divulgação do calendário de ações imediatas que serão realizadas. O coordenador nacional de interiorização, João de Deus, explicou que tem recebido diversas sugestões de projetos vindos das seccionais e que a coordenação agora faz um trabalho de seleção das propostas para realização.

“São projetos que cobrem as mais variadas demandas e necessidades. Algumas dessas propostas demandam mais recursos financeiros, outras têm uma necessidade maior de logística para que sejam realizadas. Estamos avaliando cada uma delas para organizar um cronograma de entrega desses projetos”, disse João de Deus. “Alguns desses projetos já estão em plena execução, outros ainda estão na fase de avaliação e necessitam desse período de maturação. Por isso a importância desses encontros para que possamos definir prioridades e viabilidades. Os recursos financeiros são escassos, mas há muita boa vontade e disposição em fazer, o que frequentemente é o elemento fundamental para que as coisas aconteçam e elas têm acontecido”, explicou ele.

Acolhimento e motivação

O coordenador nacional de Interiorização destacou o papel emblemático, motivador e acolhedor que a presença do presidente Beto Simonetti tem nas visitas que faz às cinco regiões do país para ouvir a advocacia e liderar o trabalho de interiorização. “A exemplo dos direitos humanos e das prerrogativas, a questão da interiorização não é um assunto com prazo de validade. Ele não se esgota. Esse desafio se renova à medida que as circunstâncias mudam ao longo do tempo. Essa mudança é constante e exige por isso, atenção permanente com o tema”, declarou ele.

O coordenador citou a entrega do escritório compartilhado em Maceió e a inauguração da subseção de Santana, no Amapá, como exemplos de projetos já finalizados. Salientou ainda a reforma das subseções de Lages (SC) e de Jundiaí (SP) como projetos em estágio avançado. Ao comentar o cronograma, o coordenador nacional lembrou ainda um dos projetos mais importantes realizado neste ano na pauta de interiorização, que é disseminação da educação jurídica especializada.

“A OAB já entregou à advocacia brasileira 12 cursos online gratuitos por meio da ESA Nacional. Esses cursos estão à disposição e podem ser acessados em qualquer horário, o que permite um planejamento sob medida para quem tem dificuldade em encontrar tempo no dia a dia. Essa é uma obra fundamental do processo de interiorização. Muitas vezes ao se falar em projeto, o que vêm à cabeça é prédio e obra, mas esse intangível talvez seja mais valioso naquelas localidades que não têm estrutura de ensino público ou presença de instituições privadas. Certamente o aprendizado e o conhecimento são os maiores ativos que cada advogada e advogado podem possuir. É exatamente o que lhes confere diferencial profissional”, afirmou João de Deus.

Participaram deste encontro as coordenadoras-adjuntas Claudia Negrão e Daniela Magalhães e a conselheira federal Layla Milena Oliveira Gomes (GO). A presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, também acompanhou parte da reunião.


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X