Coordenação Nacional de Interiorização define metas para o segundo semestre

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (9/8), reunião da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB. O advogado paraibano João de Deus Quirino Filho está à frente do projeto que é tratado pela direção como “menina dos olhos” da atual gestão. A reunião foi realizada no formato híbrido, com a presença dos coordenadores adjuntos, cada um de uma parte do país.

“A ideia de ter 27 coordenadores é para identificar sugestões e ideias, pois sozinhos não conseguiremos construir este sonho de interiorização”, afirmou João de Deus. Durante a reunião, cada um dos coordenadores adjuntos se apresentou e relatou as dificuldades de sua subseção, ou das subseções vizinhas. Carlos Medauar, de Ilhéus (BA), comentou que há municípios no seu estado que estão “há cinco anos sem juiz titular ou substituto”. As diferenças são enormes entre as regiões, lembrou João de Deus. “No Acre, por exemplo, há uma subseção; já em São Paulo, são ao todo 260.”

“Precisamos correr e já adianto que temos calendário intenso para agosto”, afirmou João de Deus. A gestão, na figura do seu presidente, Beto Simonetti, pretende fazer visitas mensais a diversas localidades, para conhecer de perto as dificuldades de cada advogada e advogado que trabalha pelo Brasil afora.

Estavam presentes nas reuniões a maioria dos membros recém-empossados das coordenadorias de Interiorização pelo Brasil todo. São eles Claudia Pereira Braga Negrão (MT), André Campos de Medeiros Lima (RN), Maria Edênia Passos Mendonça (SE), Ivo Tinô do Amaral Junior (PE), Jorge Luiz Dias Fara (RS), Felipe Abranes, Yuri Brito Corrêa (MA), Bernardo Carvalho Brant Maia (MG), Tereza Cristina Ibiapina da Rocha Araujo (TO), Francivaldo de Lemos Pereira (CE), Eduardo Imbiriba (PA), Daniela Marchi Magalhães (SP), Isaac Mascena Leandro (AL), Carlos Alberto Medauar Reis (BA), José dos Santos Pereira Neto (AP), Cassiano Ricardo Starck (SC), Gustavo Torres Cardoso (MT), Paulo Maurício Braz Siqueira (DF) e  Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo (GO).

Ficou deliberado que até próxima quarta-feira (17/8) os coordenadores apresentarão demandas e sugestões mais urgentes e já foram liberados 12 cursos online gratuitos pela ESA (Escola Superior da Advocacia) Nacional, para que os coordenadores divulguem em suas regiões.