Diretor da ENA representa Conselho Federal da OAB no 1º Congresso Estadual da ESA-MS

Campo Grande (MS) e Brasília (DF) – O diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia (ENA), José Alberto Simonetti, representou a diretoria nacional da OAB na abertura do 1º Congresso Estadual da Escola Superior da Advocacia do Mato Grosso do Sul (OAB-MS) nesta quinta-feira (23). Os temas centrais do Congresso são os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e os 30 anos da Constituição Federal.

Em seu pronunciamento, Simonetti abordou três pilares: Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ENA e Jovem Advocacia. “Somente por meio da capacitação e do conhecimento é que podemos construir um mundo melhor. É o conhecimento que pode nos apontar, antes que seja tarde demais para voltar, as consequências das atitudes e decisões que tomamos. Podemos escolher que o mundo não é produto de nossos atos, aceitar fórmulas mágicas, todavia, quer tenhamos conhecimento ou não, tudo tem causa e efeito e as consequências ocorrerão independentemente da nossa boa vontade”, disse. 

Para ele, é imprescindível a atuação das escolas superiores de advocacia perante à jovem advocacia. “São os jovens advogados os responsáveis pela OAB do futuro, pela democracia e por nosso Estado. Serão eles o futuro. Cabe a nós servir de ponte, não apenas cuidando dos anseios e necessidades dos recém-egressos, mas também trazê-los para o Sistema OAB, para que possam entender a importância da advocacia”, completou.

Simonetti aproveitou para destacar a notoriedade que os conselheiros federais pelo Mato Grosso do Sul conquistaram no Conselho Federal da OAB. “O conselheiro Ary Raghiant Neto representa com brilho a Ordem no CNJ, o conselheiro Bito Pereira integra a Escola Nacional de Advocacia, e a acolhida aos novos advogados e advogadas pelo Alexandre Mantovani, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, são todos fatores importantíssimos para a construção de uma Ordem melhor. Todos ombreados pelo presidente Mansour Elias Karmouche, incansável líder desta Seccional”, apontou. 

Na sequência, o presidente da Seccional – Mansour Karmouche – enalteceu as temáticas do evento. “Vivemos um momento especial. Estamos comemorando os trinta anos da Constituição Federal. Olhando em retrospectiva, mirando os anos 80, superamos o regime militar, e mudamos o eixo do poder ser derramamento de sangue, pacificamente. Ao longo de 17 meses de intensos debates congressuais finalizou-se o texto da peça que deputado Ulysses Guimarães, chamou posteriormente de a “Constituição Cidadã”. Passados os 30 anos da elaboração da Carta Constitucional de 1988, posso afirmar que muitos propósitos da Carta foram atingidos: conseguimos lançar as bases de um novo pacto social, rompendo com o modelo absolutista e semeando os conceitos da social-democracia no Brasil”, citou.

Ele ressaltou, também, a importância dos Direitos Humanos. “Representam um avanço civilizatório e elemento fundamental para a construção de uma sociedade desenvolvida e pacificada. A Carta da Declaração dos Direitos Humanos representa um valor simbólico em si mesmo. Ela demonstra que, apesar de diferentes culturas, concepções ideológicas, religiões e pertencimentos, fazemos parte, sem sombra de dúvida, da mesma comunidade mundial, a qual deve ser cada vez mais regida pela soberania da liberdade”, discursou. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MS


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X