Diretoria do STJD do Futebol toma posse no Conselho Federal da OAB

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) está sob novo comando. Nesta quarta-feira (24/5), os auditores José Perdiz de Jesus e Felipe Bevilacqua de Souza foram empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente, para a gestão 2023/2024, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Em nome da OAB Nacional, o vice-presidente Rafael Horn destacou a importância de uma Justiça desportiva eficiente e imparcial para o desenvolvimento do esporte em nosso país. “O esporte tem o poder de unir pessoas, de transformar vidas e de promover valores como fair play, respeito e integridade”, afirmou.

Horn também ressaltou a posição de repúdio da Ordem quanto às graves ofensas racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. “Repudiamos veementemente o racismo que, infelizmente, ainda persiste no mundo esportivo, especialmente quando direcionado aos atletas brasileiros, tanto em solo nacional quanto no exterior.” Para o vice-presidente da Ordem, é lamentável que indivíduos talentosos e dedicados sejam alvo de discriminação e preconceito por causa da cor de sua pele. “Devemos nos unir para combater o racismo em todas as suas formas, dentro e fora do campo, promovendo a inclusão, o respeito mútuo e a valorização da diversidade”, afirmou.

A cerimônia foi prestigiada pelo membro honorário vitalício do CFOAB, Ophir Cavalcante; o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; pela ministra do esporte, Ana Moser; pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; pelo presidente da CBF; Ednaldo Rodrigues; ministros de cortes superiores; desembargadores; dirigentes de campeonatos regionais e de clubes; e advogados.

Combate à máfia das apostas

José Perdiz de Jesus assume a presidência do STJD do Futebol no lugar de Otávio de Noronha. Em seu discurso, ele afirmou que o tribunal terá atuará permanentemente no combate a esquemas de manipulação de resultados. “Este tribunal está plenamente preparado para enfrentar todos os problemas que desafiam a instituição futebol neste momento. Apresentaremos de forma eficaz respostas jurídicas efetivas”, prometeu Perdiz.

Ele também fez um pacto pelo combate ao preconceito ao citar a injúria racial contra Vinicius Junior no Campeonato Espanhol. “É preciso encarar o racismo como o absurdo fenômeno social que é e tem reverberado no esporte de diversas formas: explícito, estrutural e em forma de piadas que não causam diversão”, afirmou. “O racismo também acontece nos nossos estádios e não são esporádicos”, lembrou, citando, ainda, a xenofobia, a violência psicológica e a violência nos estádios.