ESA Nacional promove segunda aula aberta de maio do curso de pós em Advocacia Cível

A Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional) promoveu, nesta terça-feira (10/05), a segunda aula aberta do mês de maio da pós-graduação em Advocacia Cível, com transmissão ao vivo no canal da ESA no YouTube. A aula foi ministrada pelo professor Alexandre Freire e teve como tema “Repercussão geral da questão constitucional e os recursos repetitivos nos tribunais superiores”. O diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, é um dos idealizadores do curso e responsáveis pela organização e divulgação das aulas. O projeto tem o objetivo oferecer qualificação de alto nível para a advocacia brasileira.

O advogado Ronaldo Cramer representou o diretor-geral da ESA Nacional e conduziu a transmissão realizada no canal oficial da escola no Youtube. Freire é doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui graduação em direito pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e é Secretário de Altos Estudos, Pesquisa e Gestão da Informação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É uma honra poder participar dessa série de aula magnas promovidas pela ESA Nacional”, disse Freire. Durante sua explanação, ele fez um recorte mais específica do tema e deu ênfase à repercussão geral do ponto de vista do STF, explorando pontos de intersecção com o Superior Tribunal de Justiça em questões de interesse da advocacia e importantes para a atuação de advogadas e advogados perante os tribunais superiores.

Aula Aberta

Até o fim do mês de maio, será realizada mais uma aula aberta da pós-graduação em advocacia cível da ESA Nacional. Além da palestra ministrada por Freire, a ESA Nacional já transmitiu aula com o jurista Didier Júnior, que falou sobre “Fontes das normas processuais”. A próxima aula será ministrada por Flávio Cheim Jorge, no dia 19 de maio, com o tema “Novas configurações da Apelação e do Agravo de Instrumento”. O encontro será transmitido ao vivo, às 19h.