Indicados pela OAB Nacional tomam posse no CNMP

Na manhã desta segunda-feira (10/5), foram empossados no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) os advogados Rodrigo Badaró Almeida de Castro e Rogério Magnus Varela Gonçalves. Nomeados no último dia 27 de abril, Badaró e Varela representarão a OAB no colegiado durante o biênio 2022-2024. O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, representou a diretoria da entidade.

O presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, leu o currículo dos empossados e destacou a importância da alternância de representações no conselho. “Para além disso, a presença da OAB é peça essencial do equilíbrio na composição do CNMP. É fundamental que a Ordem esteja aqui para cumprir sua defesa constitucional em prol da ética e das prerrogativas, bem como do devido processo legal. A composição mista desta casa permite que a sociedade brasileira esteja aqui representada em seu pluralismo. Assim, os advogados ora empossados enriquecem nosso conselho com experiência e notável saber jurídico”, afirmou Aras.

Em seu discurso, Rogério Varela destacou que, em sua posse, representa também seus colegas professores, seus mais de 9 mil ex-alunos e seus constituintes. “Vivencio agora o temporário ingresso no Ministério Público, instituição que merece todo o respeito em função dos bons serviços prestados à pátria. Traçando um paralelo com a família, é como se eu passasse a viver uma espécie de multiparentalidade: eis que permaneço em minha ‘família biológica’ – a OAB – mas também adiro a uma nova ‘família adotiva’, que é o CNMP. Tenho a certeza que se tornará uma família socioafetiva para mim”, disse.

Badaró, por sua vez, afirmou que quer levar ao conselho sua opinião de jamais apoiar-se na arrogância. “Não quero subestimar a razão e os próprios medos, não quero me iludir com o poder, ainda mais o temporário. Admiro o conflito de ideias e teses, sempre que leal e ético, lição que carrego da advocacia sem esmorecer na derrota e nem tripudiar na vitória. Como advogado militante e de espírito combativo, registro que a humildade e a crença no diálogo não nos afastam da luta. Pelo contrário: nos dão a certeza do tempo certo e a motivação para que tudo efetivamente ocorra”, apregoou.

Além dos citados, também participaram da solenidade o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Júnior; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho de Justiça Federal (CJF), Humberto Martins; o membro honorário vitalício da OAB Nacional Ophir Cavalcante; o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior; e o ex-presidente da OAB-PB Paulo Maia.