Interiorização da advocacia: Simonetti ouve demandas da classe em Blumenau

Para intensificar a promoção da interiorização da advocacia no país, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, esteve em Blumenau (SC), nesta sexta-feira (14/10), para uma série de visitas a escritórios, reuniões com a advocacia catarinense e uma homenagem na subseção da cidade. A ideia é conhecer demandas e desafios locais. No sábado, a agenda será em Lages (SC), onde a subseção revitalizada será reinaugurada.

“Não existe profissional de primeira ou de segunda classe. Todos somos advogados e é importante se fazer presente não só nas capitais, mas no interior, para conhecer de perto as dificuldades e as peculiariedades locais e levar o amparo da Ordem a todos os advogados e advogadas”, afirmou Simonetti. “As visitas a escritórios de advocacia são para ouvir relatos e poder fazer o melhor pela advocacia nacional”, explicou o presidente do Conselho Federal.

A primeira visita foi ao mais novo inscrito na OAB de Blumenau, Fernando Linhares. Linhares está abrindo seu escritório, com uma sócia, e está consciente das dificuldades que enfrentará. Estavam presentes na visita o presidente da subseção de Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe, e a vice-presidente da subseção, Patrícia Ribas Athanazio Hruschka, além da sócia de Linhares, Natália Gonçalvez Bento.

A segunda visita foi ao escritório mais longevo de Santa Catarina, de Roberto Grossenbacher Neto, que se formou em 1974 e montou seu escritório no ano seguinte. O vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn, ressaltou a importância de “debater com a advocacia de uma grande subseção, que é a de Blumenau, com mais de 3 mil advogados, para checar de perto as necessidades para o aprimoramento do exercício profissional, a valorização da classe e a defesa das prerrogativas e dos honorários”.

Homenagem

Logo na chegada à cidade, Simonetti e o vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn, participaram da homenagem à ex-presidente da subseção de Blumenau Maria Teresinha Erbs, com o descerramento . Simonetti destacou a importância das mulheres na Ordem dos Advogados do Brasil. “O Sistema OAB trabalha para que a inclusão feminina se concretize em espaços de poder na advocacia e a doutora Erbs, sendo advogada, palestrante e professora, marcou a história desta subseção durante sua presidência. És uma mulher de Ordem, por isso, será eternizada na memória de nossa instituição”, destacou Simonetti.

Estavam presentes no evento a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, o presidente da CAA-SC, Juliano Mandelli, entre outras autoridades locais.