Lamachia e Breier lançam pedra fundamental da futura sede da OAB Canoas/RS

Porto Alegre – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente e da seccional gaúcha da entidade, Ricardo Breier, comandaram nesta segunda-feira (27) o ato de lançamento da pedra fundamental da Subseção de Canoas.

O terreno fica na rua Brasil, 181, no Centro, a menos de 500 metros do Foro de Canoas. No dia 20 de julho deste ano, Breier já havia assinado a escritura do terreno adquirido para a construção da subseção de Canoas. Nos dois municípios, estão inscritos cerca de 2.500 advogados.

A aquisição do local das futuras instalações da sede da OAB local é um pleito antigo da subseção, atendido pela seccional gaúcha. “Este trabalho é fruto do esforço coletivo que existe dentro de nossa entidade. Temos um grupo unido e comprometido com melhorias para a advocacia”, destacou Breier.

“Ao mesmo tempo, esse ato representa uma prestação de contas. O advogado vê o retorno da sua anuidade de forma transparente, através da materialização deste terreno e da futura sede”, complementou o presidente da Ordem gaúcha, lembrando que de 2007 até 2018 foram entregues 52 novas Subseções, além da ampliação e manutenção de 270 salas em todo Estado.

Para Lamachia, essa é mais uma etapa cumprida na caminhada do atual grupo que vem conduzindo a OAB/RS. “Tudo que foi prometido lá em 2007, quando assumi meu primeiro mandato, foi cumprido nestes 12 últimos anos. Estamos honrando nossos compromissos”, frisou. “A advocacia de Canoas e Nova Santa Rita merece essa nova sede. Além do número de profissionais nos dos municípios, muitos colegas de fora atuam aqui e vão ter um espaço renovado à disposição”, destacou.

A presidente da Subseção de Canoas, Eugênia Reichert, estava emocionada com o lançamento da pedra fundamental. Após relembrar a caminhada em busca da nova sede, ela destacou a sensibilidade de Ricardo Breier e do tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, por se comprometerem com a compra do terreno. “Eles ouviram nossa diretoria e entenderam nossas necessidades. Esse investimento recupera nossa dignidade. Também temos de agradecer ao Conselho Pleno, que autorizou a necessária complementação de verba”, frisou Eugênia.

A presidente da Subseção elogiou o esforço coletivo da sua diretoria, mas também de outros dirigentes de Canoas e Nova Santa Rita que trabalharam para este momento. Ela lembrou alguns investimentos que foram feitos em Canoas, como sala da OAB na DPPA e a nova sala do Foro, e fez um elogio especial ao presidente da Seccional gaúcha. “Ricardo Breier, seu nome entra para a história da advocacia canoense com a compra do terreno e o encaminhamento da futura sede”, salientou.

Também presente ao evento, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, afirmou estar compartilhando da emoção vivenciada pelos advogados da Subseção. “Parabéns à diretoria por planejar uma estrutura compatível com as demandas do futuro”, comentou.

Após os discursos, ocorreu o descerramento da placa, registrando o ato de lançamento da pedra fundamental da futura sede da Subseção de Canoas. Ao final, mais de 50 advogados e convidados registraram o histórico momento em uma foto junto da placa, indicando o local da futura sede, na rua Brasil, 181. O próximo passo é definir o planejamento para início das obras.

Também prestigiaram a cerimônia: o vice-presidente da OAB/RS, Rafael Canterji; o vice-presidente da CAA/RS, Gustavo Juchem; os conselheiros seccionais Eduardo Zaffari, Neusa Bastos e Josias dos Santos; o vice-presidente da Subseção, Valdir Florisbal Jung, a secretária-geral da Subseção, Ana Maria Mattielo; o secretário-geral Adjunto, João Carlos Silva dos Anjos; o tesoureiro Sérgio Amado de Almeida Wetter, ex-presidentes e conselheiros da Subseção, representantes de entidades e da Prefeitura, entre outros convidados.

Com informações da OAB-RS