Lewandowski e Barroso confirmam presença em encontro inaugural do Legal G20, no Rio de Janeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, confirmaram presença no Encontro Inaugural de Instalação do Legal G20. Eles serão responsáveis, respectivamente, pelas conferências de abertura e encerramento do evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro (RJ).

O Legal G20 reunirá entidades jurídicas de diversos países, incluindo as 19 maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia, com o objetivo de constituir uma intersecção mais efetiva entre o G20 e o universo jurídico. O evento marcará a inauguração do colegiado.

“O grupo surge com objetivo de construção de uma agenda jurídica global que promova e respeite os princípios democráticos,a segurança jurídica, os direitos humanos, e demais pautas a serem sugeridas pelas entidades integrantes do grupo”, ressalta o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Para o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Legal G20, o êxito das metas desejadas pelos países do G20 passa pela integração jurídica entre as nações. “A OAB merece todo o reconhecimento global por dar um passo nesse sentido. A integração jurídica é fundamental para alcançar os objetivos desejados”, afirma.

G20

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Trata-se do principal fórum de cooperação econômica internacional e desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do colegiado até 30 de novembro de 2024.