Nota de pesar: Gilson Dipp

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do advogado e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, ocorrido na segunda-feira (28/11).

Egresso da advocacia, Dipp iniciou sua carreira na magistratura ao ser nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região pelo quinto constitucional. A partir daí, foram 25 anos dedicados ao Estado brasileiro, onde ocupou com brilhantismo diferentes funções, no STJ, no Tribunal Superior Eleitoral, no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho da Justiça Federal (CJF), entre outros.

Fora da magistratura, presidiu a comissão de juristas do Senado para reforma do Código Penal, integrou e foi um dos coordenadores da Comissão Nacional da Verdade, que investigou violações de Direitos Humanos durante a ditadura militar. Em todas essas funções, Dipp manteve o olhar sempre vigilante para a efetivação dos direitos e prerrogativas da advocacia, para o equilíbrio do Sistema de Justiça e para o aperfeiçoamento constante da prestação jurisdicional.

“O exemplo de dedicação de Gilson Dipp ao Brasil e ao povo brasileiro seguirá vivo por meio de tantos alunos e discípulos que com ele aprenderam ao longo de sua trajetória”, disse o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Neste momento de consternação, o Conselho Federal da OAB se une à dor de colegas, amigos e familiares do advogado.