Nota de repúdio: A acessibilidade é direito e não um favor

Nota de Repúdio à Violação do Direito à Dignidade da Pessoa com Deficiência pela Companhia Aérea Latam Air

A acessibilidade é direito e não um favor

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados, por meio da Comissão Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência e da Comissão Nacional de Direitos Humanos, vem a público manifestar seu profundo repúdio ao tratamento indigno e degradante ministrado pela companhia aérea Latam Airlines à advogada Nancy Segadilha, no dia 18/08/2022, no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus-AM.

A Dra. Nancy é Pessoa com Deficiência, tetraplégica, com 1,76 de altura, sem equilíbrio de tronco e poucos movimentos dos membros superiores. Na realização do check in, solicitou o assento na primeira fileira no corredor da aeronave, haja visto que a Resolução da ANAC n. 280/2013 determina às companhias aéreas a reserva de assentos prioritários para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com mobilidade reduzida.

Destaca-se que a cadeira de rodas de Nancy é feita sob medida, sendo seu único meio de locomoção. Todavia, a referida companhia, em confronto com as normas legais, negou-lhe acesso ao assento preferencial, conferindo à advogada, por meio de seus funcionários, tratamento ríspido, indigno e desrespeitoso, submetendo-a a constrangimento e humilhação, haja visto que Nancy teve que ser carregada no colo e acomodada em poltrona inadequada.

O Brasil, por meio da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (art.9º), assumiu o compromisso de tomar as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, aos meios de transportes, a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida. E no direito interno, o arcabouço jurídico confere ampla garantia ao direito ao transporte e à mobilidade das pessoas com deficiência, além do Código de Defesa do Consumidor, entre outras normativas.

Diante do exposto, repudia-se a violação dos mais basilares direitos da pessoa com deficiência e a forma indigna que as pessoas com deficiência estão sendo tratadas pela Latam Airlines, em especial a Dra. Nancy Segadilha, exigindo que medidas concretas sejam tomadas a fim de evitar que tais atos voltem a se repetir.

Brasília, 26 de agosto de 2022.

José Alberto Simonetti

Presidente do Conselho Federal da OAB