OAB aprova criação do memorial das vítimas da pandemia

A OAB Nacional vai criar um memorial para homenagear a memória de advogadas e advogados vítimas da covid-19. A proposta foi sugerida pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, ainda em 2021, quando ocupava o cargo de secretário-geral e coordenador geral das comissões e procuradorias do Conselho Federal, e pelo conselheiro federal por Rondônia, Alex Sarkis. O Conselho Pleno, instância máxima do sistema OAB, aprovou a proposição de criação do memorial na sessão do dia 15 de março.

Ao apresentar a sugestão, Simonetti e Sarkis assinalaram que, considerando o número trágico de advogadas e advogados e familiares perdidos por ocasião da pandemia, que desmoralizou o mundo, propor a criação do Memorial das vítimas da covid-19 é uma forma de “homenagear todas as baixas da advocacia, externar nossa dor pelas perdas e, ao mesmo tempo, eternizar a luta destes homens e mulheres por um país mais justo e menos desigual”.

A proposta tem como objetivo celebrar o legado das vítimas na história coletiva da Ordem. No dia 9 de março, proposta adicional denominada “Relicário da Advocacia: memorial em homenagem aos advogados, às advogadas e ao Quadro Funcional do Sistema OAB vítimas da covid-19 no Brasil”, de autoria do presidente da OAB e da secretária-geral, Sayury Otoni, foi juntada à proposição do memorial.

No último dia 19, a OAB Nacional noticiou a aprovação das duas proposições em seu diário eletrônico. A proposta foi relatada no Conselho Pleno pelo conselheiro federal Francisco Caputo (DF).

“A feliz proposta, para dizer o mínimo, tem como objetivo garantir o direito à memória enquanto direito humano essencial, ancorado no princípio da dignidade da pessoa humana. Ao registrar as narrativas das advogadas e dos advogados, bem como das funcionárias e dos funcionários que faleceram em decorrência de complicações ocasionadas pelo novo coronavírus, a Ordem presta suas homenagens a essas pessoas que estiveram à frente da defesa dos direitos da sociedade civil e que prestaram seus serviços ao Sistema OAB ao longo de suas vidas, prematuramente interrompidas nesta pandemia”, destacou o relator em seu voto.