OAB celebra 69 anos da seccional do Amapá

Nesta sexta-feira (9/12), a seccional amapaense da OAB completa 69 anos de história. Com atuação combativa reconhecida no estado, a OAB-AP escreve mais um capítulo de sua história como uma instituição que vive ao lado da sociedade. A OAB-AP é uma das entidades mais atuantes da sociedade civil do Amapá e contribui não apenas para a melhoria permanente das condições de atuação de advogadas e advogados, mas também como guardiã da democracia e das garantias fundamentais de toda a sociedade.

A Instituição

A OAB-AP foi fundada em 9 de dezembro de 1953, tendo como local o edifício do Fórum de Macapá. A solenidade contou com a presença do então governador do Território Federal do Amapá, Major Janary Gentil Nunes, magistrados, advogadas, advogados, serventuários da justiça, jornalistas e do público.

O Território Federal do Amapá foi o primeiro, dentre os demais a criar o Conselho Seccional da OAB. A ideia de criar e instalar a OAB-AP foi lançada pelo promotor público Hildemar Pimentel Maia e imediatamente aceita por juristas e magistrados.

No dia 26 de agosto deste ano, após 69 anos, a OAB-AP, inaugurou nova sede administrativa da Instituição, durante cerimônia que contou com a presença de autoridades locais, do Sistema OAB e do presidente do Conselho Nacional, Beto Simonetti.

A nova sede foi construída ao lado do prédio histórico, em terreno cedido pelo governo do estado do Amapá, com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

O prédio recebeu o nome de “Presidente Manoel Brito”, em homenagem ao ex-presidente da seccional, Manoel de Jesus Ferreira de Brito (1989), falecido no ano de 2021.

Atualmente a OAB-AP conta com 3997 advogados ativos.