OAB celebra 90 anos da seccional da Bahia

Nesta segunda-feira, 11 de abril, a seccional baiana da OAB completa 90 anos de história. A OAB-BA sempre esteve nas lutas em defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, dos direitos humanos, da justiça social e da cidadania. A advocacia baiana cresceu e se diversificou muito desde a histórica segunda-feira, em 11 de abril de 1932, quando foi eleita a primeira diretoria provisória, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, tendo João Marques dos Reis como presidente.

Atualmente, a OAB-BA conta com 52.534 advogadas e advogados inscritos em seus quadros. A seccional tem sob seu guarda-chuva, 37 subseções. Além da presidente Daniela Borges, a diretoria da entidade é composta pela vice-presidente, Christianne Moreira Moraes Gurgel, a secretária-geral, Esmeralda Maria de Oliveira, o secretário-geral adjunto, Ubirajara Gondim de Brito Ávila, e o diretor-tesoureiro, Hermes Hilarião Teixeira Neto. No Conselho Federal da OAB, representam a seccional os conselheiros titulares Fabrício de Castro Oliveira, Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho e Luiz Viana Queiroz, e os suplentes Mariana Matos de Oliveira, Marilda Sampaio de Miranda Santana, Sílvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira.

“Somos mais de 52 mil advogadas e advogados ativos em todo o estado da Bahia, de todas as raças, identidades de gênero, idades, credos e classes sociais”, diz a presidente da seccional. “Vivemos em um mundo em constante transformação. Os desafios de hoje não são menores que os de nove décadas atrás, nem a nossa coragem e disposição de enfrentá-los. Inspirados pelos que nos precederam e fortalecidos pela diversidade que hoje agregamos, a Ordem está pronta para mais 90 anos de luta em defesa da advocacia, da Constituição, da democracia e dos direitos humanos”, afirma a dirigente.