OAB celebra Dia Mundial da Síndrome de Down na luta pela inclusão

Reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas (ONU) desde 2012, o Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado neste 21 de março, é marcado pela luta contra o preconceito e a discriminação, com foco na conscientização da população. A data escolhida representa exatamente a trissomia do 21º cromossomo, que causa a condição. A OAB Nacional reforça a luta pelo respeito e pela inclusão.

É necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética inerente à pessoa. As crianças, os jovens e os adultos com a Síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. A condição foi descrita pela primeira vez quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, tem-se avançado em seu conhecimento, ainda que existam mais descobertas a serem feitas.

A advogada Nancy Segadilha, que atua na área de defesa das pessoas com deficiência, e é vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, ressalta que é necessário conscientizar a sociedade para a necessidade de inclusão das pessoas com a síndrome.

“É necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa. Porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. As crianças com Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe”, afirmou. 

“Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social, tendo a inclusão como um veículo de transformação”, finalizou Nancy Segadilha.

Com informações da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X