OAB cria Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia e nomeia titular

Como forma de aproximação do Conselho Federal da OAB com as seccionais e subseções da entidade em todo o país, foi oficialmente instituída, nesta quarta-feira (17), a Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia. O titular do cargo será o advogado paraibano João de Deus Quirino Filho, que desempenhou a função no âmbito da OAB-PB.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que espera do coordenador “um trabalho semelhante àquele desenvolvido na Paraíba, onde a articulação da seccional junto às subseções e a advocacia militante foi intensificada e rendeu bons frutos”.

Para João de Deus, um bom norte é exatamente a tentativa de adaptação ao âmbito nacional das ações realizadas na seccional paraibana. “Vamos trabalhar para levar aos rincões de todo o país a presença e o amparo da OAB. Procuraremos efetivar respeito e igualdade no tratamento com a advocacia, justamente para que todo advogado sinta-se representado e ouvido”, prometeu.

Também presente ao ato da nomeação, o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, ressaltou a importância da efetivação da coordenação. “É crucial para o Sistema OAB como um todo, mas sobretudo para nossa secional, por representar o maior prestígio obtido pelo Sertão da Paraíba na história da OAB”, comemorou, destacando que João de Deus presidiu a subseção da OAB em Cajazeiras.

Perfil

O advogado João de Deus Quirino Filho foi vice-presidente da OAB-PB na gestão 2019/2021. Na seccional, desempenhou de modo pioneiro a coordenação de interiorização com os advogados de todo o Estado. Também foi presidente da Subseção da OAB Cajazeiras, no sertão paraibano.