OAB destaca avanços para mulher advogada na abertura do Conselho Pleno

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a atuação da mulher advogada no país e a necessidade de ampliação de seus direitos na abertura da Sessão do Conselho Pleno, realizado em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (13/3). Ele defendeu a garantia de livre e igualitária atuação das profissionais que, atualmente, são maioria na advocacia brasileira. Em uma manifestação dirigida a conselheiras e conselheiros federais, parabenizou a atuação das quase 700 mil mulheres advogadas.

“Estou seguro de que, hoje, vamos avançar ainda mais na luta por mais direitos para as mulheres advogadas. Nós, homens, não retrocedemos quando uma mulher advogada avança! Não nos esqueçamos disso. E a nossa luta é para que a Ordem seja verdadeiramente a Casa das mulheres advogadas”, disse.

Simonetti ainda destacou a paridade adotada pela OAB, que garante que a presença das mulheres em 50% dos quadros da OAB Nacional, a ações permanentes como a criação do canal Advocacia sem Assédio, foco na defesa das Prerrogativas das Advogadas, a criação da CONCAD Mulher e o reconhecimento de Esperança Garcia como a primeira mulher advogada do Brasil.

“Não apenas em quantidade, mas em acolhimento, em compromisso diário com a luta por mais direitos, em defesa de uma OAB e de uma advocacia livre de assédios, de violências físicas, morais e políticas. A gente precisa redirecionar a história feminina dentro e fora da OAB. E não nos faltará coragem para isso”, destacou.

A capital mineira também foi exaltada por Simonetti. Ao citar grandes juristas mineiros, lembrou que Belo Horizonte sediará, em novembro, a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

“Minas Gerais é fonte fértil de aclamados juristas e personalidades que contribuíram de maneira ativa para a construção e desenvolvimento da República brasileira. E é com muito orgulho que, após 65 anos desde a 1ª Conferência Nacional da OAB, à época liderada pelo saudoso presidente Nehemias Gueiros, que celebramos a sede da nossa próxima Conferência Nacional”, pontuou Simonetti.