OAB e AGU discutem esforços para desjudicialização de demandas

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu o advogado-geral da União, Jorge Messias, na quinta-feira (9/2), na sede do Conselho Federal, em Brasília. O encontro faz parte de uma série de reuniões da entidade com representantes da advocacia pública, em um esforço para encaminhar as demandas da classe e estreitar o contato da OAB com as respectivas instituições do Estado.

Simonetti e Messias trataram especificamente dos esforços necessários para avançar na solução de litígios por meio da mediação e da conciliação. “A advocacia, de uma forma geral, tem o desafio de colaborar com o Sistema de Justiça favorecendo a adoção de formas alternativas de solução de conflitos, um esforço de desjudicialização com o intuito de favorecer a sociedade. Isso é ainda mais necessário quando se fala em demandas do Estado, que por vezes custam anos, até décadas de discussões judiciais até uma solução final”, aponta Simonetti.

Além do encontro desta quinta-feira, na semana passada, o ministro-substituto da AGU, Flavio Roman, e o consultor-geral da União estiveram reunidos com o presidente do Conselho Federal da OAB. Por outro lado, em 20 de janeiro, a presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB Nacional, Maria Dionne de Araujo Felipe, fez visita institucional ao advogado-geral da União.