OAB e IAB programam homenagens e seminário em alusão aos 180 anos do Instituto

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Sanches, estiveram reunidos, nesta segunda-feira (13/2) em Brasília, para tratar de temas institucionais comuns e acertar detalhes a respeito dos eventos em referência aos 180 anos do IAB.

Celebrado em agosto, o aniversário do IAB terá seminário internacional coorganizado pela instituição, pelo Conselho Federal da OAB, e pela Federação Interamericana de Advogados (FIA). O tema dos debates será o direito internacional e o fortalecimento do Estado de Direito. Participarão do evento juristas de todo o continente e de países exteriores. Durante o evento, haverá homenagem a Fernando Fragoso, ex-presidente da FIA, que faleceu recentemente.

A OAB Nacional também será homenageada pelo IAB na reunião do Instituto em 16 de agosto. “OAB e IAB têm histórias entrelaçadas, simbióticas, o primeiro presidente da OAB, Levi Carneiro, veio do Instituto. Por isso, a importância de contar com o Conselho Federal nos 180 anos da entidade”, afirma Sanches.

O presidente do IAB também entregou a Simonetti um exemplar do livro “O autor existe: o direito autoral aplicado pelo STJ nos 80 anos da UBC”, organizado por ele e por Karina Callai, com os artigos de diversos juristas sobre a evolução do direito autoral no Brasil nas últimas oito décadas. A obra foi dedicada aos compositores Fernando Brant e Erasmo Carlos.