OAB Editora lança obra sobre interpretação e produção textual com prefácio de Simonetti

A OAB Editora disponibilizou na biblioteca digital da Ordem a obra “Novos caminhos do texto: aprimoramento em interpretação e produção textual”. O livro é de autoria do juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Alexandre Chini, e do professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Marcelo Moraes Caetano e tem o prefácio do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

A obra inclui a análise de marcas de oralidade em contraste com a norma culta, em um verdadeiro exercício dialético de conhecimento dos meandros do idioma. Os autores também aperfeiçoam pontos como a argumentação, a retórica, o léxico, a adequação vocabular, a pertinência ligada a contextos diversos, perspectivas textuais, além de apresentar soluções e reflexões importantes sobre expressividade, emotividade, figuras de linguagem. A publicação também traz exercícios para cada capítulo com gabaritos e comentários.

“É uma obra que deve permanecer à mão do consulente, em constante diálogo com todos aqueles que desejam ou precisam compreender e aperfeiçoar as minúcias do texto escrito em suas filigranas, enveredando pelos caminhos da compreensão detalhada desta grande arte dúplice: escrever e interpretar”, escreveu Simonetti em seu prefácio.

Alexandre Chini é graduado e pós-graduado em direito pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor da graduação e da pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), e membro titular da Academia Fluminense de Letras (cadeira 50).

Marcelo Moraes Caetano é PhD em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e pós-doutorado em antropologia pela Universidade de Copenhague, Dinamarca. Também é especialista em Educação do Ensino Superior pela Université de Glion, Montreux, Suíça. Escritor com mais de 50 livros publicados, psicanalista, membro da Academia Brasileira de Filologia (Cadeira 38) e do PEN Clube do Brasil.

O livro está disponível no ambiente da Biblioteca Digital do Conselho Federal da OAB (Acesse aqui


Source: New feed

Site em Manutenção

 

Informamos que o site da OAB Subseção Santa Maria está em processo de atualização.

X