OAB homenageia 10 Anos de Jurisdição de ministros do Quinto Constitucional no STJ

A OAB Nacional realizou nesta segunda-feira (14) o evento virtual “10 Anos de Jurisdição dos Ministros Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Cueva e Sebastião Reis – Quinto Constitucional no STJ”. O evento foi transmitido ao vivo no canal oficial da Ordem no Youtube. O ex-presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, coordenador-geral do evento, representou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz. Ao falar dos três ministros homenageados, Coêlho destacou a importância do quinto constitucional.

“A melhor defesa do quinto constitucional é a atuação dos magistrados que representam a advocacia na jurisdição. Tanto na atuação isenta e competente, quanto na defesa das prerrogativas de advogadas e advogados. A OAB entende que defender as prerrogativas da advocacia é defender a ordem jurídica e constitucional do Estado Democrático de Direito. Significa, portanto, defender a higidez da jurisdição. Assim, os representantes do quinto constitucional que aqui se encontram bem assim o fizeram e continuam a fazer ao longo do desempenho de suas valorosas funções”, disse o ex-presidente da OAB.

Além de Coêlho, participaram do evento os ex-presidentes da OAB Nacional Claudio Lamachia e Ophir Cavalcante Junior, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cássio Nunes Marques, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, os ministros do STJ, João Otávio de Noronha, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Alves dos Reis Júnior, o secretário-geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, a conselheira federal da OAB e Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi da Rocha, a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, o coordenador nacional do Colégio de Presidentes Seccionais, Leonardo Campos, as conselheiras da OAB e conselheiras nacionais do Ministério Público, Fernanda Marinela e Sandra Krieger, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Godinho e Marcus Vinicius Jardim, o presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da OAB, Nabor Bulhões.