OAB homenageia presidente do TST em cerimônia na seccional do DF

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na noite desta terça-feira (13/9) do ato em homenagem ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira. O ato foi promovido na sede da OAB-DF, durante sessão especial da Comissão de Direito do Trabalho da seccional. Ao discursar, Simonetti lembrou a trajetória do presidente do TST no sistema OAB. Pereira é oriundo do quinto constitucional da advocacia, teve mais de 20 anos de advocacia antes de se tornar ministro e ocupou diversos cargos no Sistema OAB. Foi conselheiro federal, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais e membro efetivo da Comissão de Prerrogativas.

“Ministro Emmanuel Pereira, você desempenhou inúmeras atividades institucionais. Todas de forma reluzente. Como ministro, tem tido uma trajetória verdadeiramente irrepreensível. Os esforços para efetivação dos direitos sociais e o especial apreço pelas prerrogativas da nossa classe são motivo de muito orgulho para a Ordem. Toda a sua atuação é marcada por solidariedade e integridade. Esta ocasião foi pensada como uma singela forma de gratidão. Sua história nos enche de orgulho. Hoje, a OAB presta o devido reconhecimento a uma vida inteira dedicada à preservação da democracia, à efetivação dos direitos constitucionais e ao fortalecimento da cidadania brasileira”, disse Simonetti.

O presidente do TST agradeceu a homenagem e ao discursar manifestou sua felicidade em celebrar ao lado da advocacia. “É sempre uma grande alegria estar na casa da advocacia, berço da democracia desse país e baluarte da defesa dos direitos mais sagrados do nosso povo. Uma honrosa e árdua missão atribuída a esta instituição nacional, que é a OAB”, afirmou. “Sou testemunha da significativa relevância que a vivência da advocacia agrega ao melhor desempenho da magistratura. Diria que a advocacia na magistratura representa o oxigênio essencial para abrir horizontes”, acrescentou ele ao comentar seu ingresso na magistratura por meio do quinto constitucional.

Entre outros, participaram da solenidade o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva, a vice-presidente seccional, Lenda Tariana, o presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho, Ronaldo Ferreira Tolentino, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-DF, Felipe de Vasconcelos Soares Montenegro Mattos, e o vice-presidente, André Santos.