OAB Nacional aprova moção de apoio a advogado catarinense alvo de ameaças após ganho de causa

O Conselho Federal da OAB aprovou, nesta segunda-feira (21/8), moção de apoio e solidariedade ao advogado catarinense Julio Guilherme Muller, alvo de ameaças e extorsão após a conclusão de uma causa, da qual saiu vencedor. O caso será encaminhado para avaliação do grupo de trabalho permanente da Ordem que atua pela dignidade da advocacia.

“É uma tentativa de criminalizar o sucesso na advocacia. Esse tipo de ação criminosa não será tolerada pela Ordem. Iremos apoiar as investigações para que não fique impune quem acha que pode constranger ou ameaçar a classe”, destacou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

O caso foi registrado na última quinta-feira (17/8), quando quatro pessoas foram impedidas de acessar o escritório de Muller. Um integrante do grupo ainda enviou um áudio ao advogado com ameaças e a exigência de pagamento de R$ 2,7 milhões.

“A seccional catarinense e o Conselho Federal estão presentes frente a essa reiterada ocorrência registrada não só em Santa Catarina, mas em todos os rincões de nosso país. A proteção da advocacia é imprescindível para a manutenção da cidadania”, disse o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações.