OAB Nacional participa de colégio de subseções e de palestra em defesa das advogadas em RO

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, participou, nesta quinta-feira (30), do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Rondônia e de um Ato em defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, em Porto Velho. O evento contou também com uma apresentação por vídeo da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges.

O Colégio de Presidentes das Subseções em Rondônia é o primeiro evento do tipo realizado pela nova gestão da OAB-RO, que comanda a entidade no triênio 2019/2021. A reunião reuniu os gestores de 14 subseções que integram a OAB-RO para um debate com o presidente da Seccional, Elton Assis. Foram apresentadas e discutidas as regras de gestão previstas no provimento 185, aprovado pelo Pleno do CFOAB em novembro do ano passado.

Luiz Viana destacou a importância da atuação conjunta de todo o sistema OAB, em especial, das subseções, que estão na ponta do atendimento aos advogados e advogadas. “O presidente da Subseção é quem está no dia a dia ouvindo de perto os anseios dos advogados. Vocês precisam entender a importância que tem para o sistema, vocês representam o pilar da Seccional, é através de vocês que poderemos buscar soluções para reverter os problemas enfrentados pela classe”, falou Luiz Viana.

Após conhecer um pouco da realidade e as necessidades da advocacia rondoniense, Luiz Viana afirmou que o Conselho Federal estará junto com a Seccional Rondônia para fazer os enfrentamentos que precisam ser feitos.

Luiz Viana também participou da palestra “Prerrogativas da Mulher no Exercício Profissional da Advocacia”. A Presidente da CNMA, Daniela Borges, também atuou no evento, por meio de um vídeo, destacando que o tema é prioridade na atual gestão da OAB. “Sabemos das dificuldades e das especificidades das mulheres e a defesa das prerrogativas das advogadas é prioridade nessa gestão pelos próximos três anos. Vamos atuar para garantir o pleno exercício da profissão às mulheres, para que todas possam exercer a advocacia com dignidade e sejam respeitadas em sua atuação profissional”, afirmou Daniela Borges.

O presidente da OAB-RO, Elton Assis, destacou a importância da presença dos representantes da diretoria e das comissões do Conselho Federal no Norte do Brasil. “A participação do vice-presidente nacional, Luiz Viana, foi fundamental para o sucesso do evento. Ouvindo os representantes das subseções, Viana escuta a advocacia pelas vozes daqueles que estão lá na ponta, no contato diário com os colegas advogados. Foi muito importante também a realização da palestra em defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, já que aqui no Estado estamos recebendo denúncias de violação das prerrogativas”, afirmou Elton Assis.

O conselheiro federal representante de Rondônia, Alex Sarkis, também ressaltou a participação do CFOAB nos eventos. “Estamos muito felizes nesta ocasião. Primeiro pela realização de um evento emblemático, que valoriza e fortalece a advocacia feminina, o que é uma preocupação permanente de todo sistema OAB. Segundo, pela visita de nosso ilustre vice-presidente, Luiz Viana, que nos envaidece e enche de orgulho. Viana é professor de nós todos e inspira a advocacia brasileira, conferindo-lhe a certeza de um futuro melhor”, disse Alex Sarkis.

Com informações da OAB-RO