OAB Nacional recebe alunos de direito para uma visita ao museu histórico da Ordem

Alunos do curso de direito do Centro Universitário UniEuro, de Brasília (DF), foram recebidos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), nesta quarta-feira (31), para uma visita às instalações do Museu Histórico, do Centro Cultural Evandro Lins e Silva e do Edifício Sede da entidade.

Acompanhados das professoras Sandra Reis de Miranda Fioravante e Elaine Portela Bandeira, os estudantes foram recepcionados pela presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, que deu uma breve palestra sobre o funcionamento do Conselho Federal e a representatividade da mulher em cargos de destaque na advocacia. A presidente também falou sobre conquistas recentes da classe, como a fixação de honorários de sucumbência segundo o Código de Processo Civil; as alterações do Estatuto da Advocacia; os trabalhos de interiorização do CFOAB; e os eventos realizados em prol das advogadas, pela CNMA.

“É muito importante recebermos os alunos, especialmente os de Direito, para que eles conheçam o que é a advocacia, a importância da profissão para a sociedade, e para despertar a vontade das pessoas de serem advogados e advogadas. Os alunos se interessaram bastante por tudo que a gente mostrou e falou aqui, e, para a OAB , é sempre um prazer ter esse contato com eles”, afirmou Cristiane.

Em sua fala, a presidente da CNMA abordou a importância da representatividade feminina na OAB. Para ela, que é mulher e preta, estar à frente de uma comissão que defende as mulheres e ter o apoio do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, em eventos contra a violência doméstica é bastante motivador. Aos alunos presentes, em especial as mulheres, Damasceno reforçou a importância da representatividade como inspiração para a carreira. “(Para que) elas possam se enxergar dentro desse espaço, quando temos tantas conselheiras federais, presidentes de seccionais, presidentes de Caixas. Nós precisamos inspirar e incentivar as mulheres, mostrando que é possível chegar a esses espaços de poder”, apontou.

Os alunos puderam fazer perguntas para a presidente da comissão, conhecer as instalações e a história da OAB e aprender mais sobre a atuação dos advogados no Brasil. “Uma experiência bacana, eu realmente não conhecia e gostei bastante das informações. Isso só fez afirmar o que eu já queria seguir para a minha vida, que é ser advogada”, disse a estudante Jaqueline Andrade.

Para a aluna Pâmela Santos, a palestra foi bastante rica e interessante. “Tivemos contato com um conhecimento histórico ao qual não temos acesso na faculdade. É muito enriquecedor conhecer a história dos pioneiros e daqueles que fizeram com que a gente tivesse acesso à advocacia e pudesse ter as prerrogativas reconhecidas, garantias essas que, muitas vezes, foram negadas, especialmente às mulheres e pessoas negras”, disse a estudante.

Veja mais imagens da visita dos estudantes aqui