OAB parabeniza ministra Rosa Weber pela eleição à presidência do STF

A OAB Nacional cumprimenta a ministra Rosa Weber pela eleição para a presidência do Supremo Tribunal de Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Rosa foi eleita em sessão plenária, nesta quarta-feira (10/8), e sucederá o ministro Luiz Fux. A posse está prevista para 12 de setembro. Na mesma eleição, o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido para a Vice-Presidência do STF.

Em nome da advocacia brasileira, a OAB saúda, parabeniza e deseja à ministra Rosa Weber auspiciosos votos de uma boa gestão. Que a coragem e a independência sejam os pilares da fundamental missão do STF de guarda da Constituição sob sua liderança.

Carreira

Nascida em Porto Alegre, a ministra Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971. Foi juíza do trabalho de 1981 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1991 a 2006. Ela presidiu o TRT no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, Rosa exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19 de dezembro de 2011.